São Paulo, terça-feira, 23 de novembro de 2010
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

É muita frescura

Água termal borrifada no rosto é um exagero justificado por minerais poderosos, combinados em anos e anos de alquimias subterrâneas

JULIANA CUNHA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

É estranho você ir à farmácia e comprar um produto que custa em média R$ 25, mas só tem água na fórmula. Parece o cúmulo do consumismo. Mas a água termal tem sua razão de ser, principalmente no verão.
Seu uso constante, além de hidratar, ajuda a manter a elasticidade e a maciez da pele, segundo a dermatologista Daniela Nunes, da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Esse tipo de produto é particularmente bom para quem tem rosácea, eczemas, psoríase e queimaduras superficiais, já que tem propriedades cicatrizantes.
Quem passa muito tempo em ambientes com ar-condicionado ou acabou de fazer um peeling também vai se beneficiar com essas borrifadas de frescura pura.
A água termal reconstitui a barreira de proteção cutânea, deixando a pele mais saudável e protegida contra agressões como a poluição, lembra a dermatologista Luciana Conrado, da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Quem usa cosméticos das francesas Avène, Vichy ou La Roche-Posay já usou água termal sem saber. Essas marcas costumam incluí-la nas fórmulas dos produtos.

SIMILARES
Há um similar sintético de água termal chamado physiogenyl, usado em géis e cremes manipulados. Trata-se de um complexo oligomineral com sódio, magnésio, zinco e manganês que foi desenvolvido pela Unicamp e é bastante usado nas farmácias de manipulação.
Não quer pagar por esse luxo? Use soro fisiológico. Colocado em um borrifador, ajuda na hidratação sem comprometer as finanças.
O soro tem a concentração ideal de sódio de que a pele precisa, diz a médica Renata Velloso. Só fica devendo em minerais para a água termal.


Texto Anterior: Roda e avisa: Produtos, serviços e ideias para o corpo e o espírito
Próximo Texto: Fonte brasileira é ideal para peles oleosas
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.