São Paulo, terça-feira, 23 de novembro de 2010
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Já pra água

Nada de moleza na piscina: escolha a modalidade que vai fazer você suar até debaixo d’água

Eduardo Knapp/Folhapress


IARA BIDERMAN
DE SÃO PAULO

Hidroginástica é coisa para grávida ou para quem tem alguma dificuldade para malhar, certo? Correto, mas incompleto.
As academias criaram aulas para aumentar a ocupação de suas piscinas com outros tipos de aluno, como os que estão mais preocupados com os resultados estéticos ou com o desempenho.
Para fazer o povo sarado trocar algumas horas de seu treino em terra firme pelos exercícios aquáticos, pesos ou bicicletas foram adaptados à piscina. Com isso, é possível obter resultados semelhantes aos das aulas convencionais de musculação ou aeróbica.
"É saudável variar o tipo de aula, alternando as cadeias de movimento. E a piscina tem um componente lúdico, que deixa o treino mais divertido", diz Ricardo Nahas, diretor científico da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte e do Exercício.
O fato de a água reduzir muito o impacto do exercício sobre os ossos é uma das maiores vantagens, afirma o fisiologista Turíbio Leite de Barros, da Unifesp. Além de diminuir o risco de lesões em geral, permite que pessoas em reabilitação física continuem seus treinos.
Outro ponto forte é o gasto calórico, que é maior dentro da água. "Fizemos um estudo comparando corrida em esteira dentro da piscina e fora. Na água, o gasto de calorias foi quase duas vezes maior", conta a fisioterapeuta Gerseli Angeli, do Centro de Medicina da Atividade Física e do Esporte da Unifesp.
O melhor é que ninguém precisa gostar especificamente de natação. Há aulas para quem gosta de pula-pula aeróbico (na cama elástica), bicicleta, corrida, musculação ou ioga e para atrair crianças e adolescentes.
Conheça a seguir algumas opções das academias.



SURFE NA PISCINA
A professora Andrea Dragano na piscina da Reebok Club, onde dá aula para quem quer aprender os fundamentos do surfe ou apenas fazer um treino de resistência e força que não tem cara de aula. Mas as remadas em prancha, os abdominais e o trabalho vigoroso de pernas e glúteos não são brincadeira, não. É também um ótimo treino de equilíbrio.
Onde tem: Reebok Club, Cia. Athletica

CICLISTAS QUE AFUNDAM
Letícia Moreira/Folhapress
Aluna da Cia. Athletica pratica Water Cycle: uma "bicicleta" sem selim é presa na mborda da piscina, para um treino aeróbico de alta intensidade. Como equipamento, podem ser feitos movimentos de ciclismo e step. Além do condicionamento cardiorrespiratório, fortalece pernas, glúteos e abdômen.
Onde tem: Cia. Athletica, Reebok

PISCINA LÚDICA
Carlos Cecconello/Folhapress
Peixes pendurados no teto, bolas de sabão e jogos ajudam crianças como Elis Baraldi, 7, a aprender a nadar como gente grande, com o método criado pelo ex-campeão de natação Gustavo Borges.
Onde tem: Academia Gustavo Borges

FINJA QUE ESTÁ NO GANGES

Mas você pode estar nessa turma de ioga na piscina da academia Ecofit. Nem todas as posturas (ásanas) entram na água, mas dá para alongar bem o corpo com menos riscos de lesões.
Onde tem: Ecofit

FOLIA AQUÁTICA
Fotos Silvia Zamboni\Folhapress
Na piscina da Competition, garotas treinam nado sincronizado -mistura de natação e dança que desenvolve a coordenação motora e a flexibilidade, além de melhorar o condicionamento aeróbico. É uma aula para quem já sabe nadar.
Onde tem: Competition, Academia Gustavo Borges, Runner


Texto Anterior: Corrida - Rodolfo Lucena: Economia para a São Silvestre
Próximo Texto: Surfe na piscina
Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.