São Paulo, quinta-feira, 24 de fevereiro de 2005
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

domínio do corpo

Grávidas se beneficiam de exercícios moderados

Rodrigo Gerhardt
da reportagem local

"Durante a gestação, o coração da mulher trabalha mais e o peso da barriga pressiona a região lombar, causando dor. Os exercícios ajudam no relaxamento muscular e na boa circulação sangüínea, evitando varizes e proporcionando uma sensação de bem-estar que influi até no sono", explica Ricardo Barini, obstetra e chefe do programa de medicina fetal da Unicamp. O bebê também sai ganhando, pois é mais bem nutrido e oxigenado e tem o coração fortalecido.
Entre as atividades recomendadas estão aquelas de esforço moderado (em que é possível conversar enquanto se pratica) e livres de impacto ou de contato físico -caminhadas, bicicleta (sem trepidação), hidroginástica e alongamentos são algumas delas. Em geral, podem ser feitas por grávidas saudáveis a partir da 12ª semana de gestação, quando a condição do útero já está estabilizada.
Os exercícios são contra-indicados para mulheres que já abortaram, tiveram bebês prematuros ou têm doenças cardíacas ou pulmonares. "Esses casos devem ser analisados individualmente pelo médico. Apenas as caminhadas estão liberadas", diz Eliezer Berenstein, ginecologista e obstetra do hospital Albert Einstein.
Para as gestantes esportistas ou adeptas da malhação pesada, a indicação não é parar, mas diminuir o ritmo. Segundo Barini, exercícios extenuantes têm efeitos contrários. "Com muito esforço, a mulher deixa de mandar sangue para o feto e passa a mandar mais para os músculos. Não se deve ultrapassar a freqüência cardíaca de 140 batimentos por minutos nem fazer exercícios de pressão sobre o abdômen, como os agachamentos", orienta o médico.
Adepta dos exercícios diários, a empresária Quenia Anargyrou, 30, grávida de sete meses do segundo filho, trocou desta vez as aulas de musculação e ginástica aeróbica por um programa específico de exercícios para gestantes, comum em grandes academias. "Tive de diminuir o ritmo, mas os exercícios mais leves não tiraram o meu pique, ao contrário, eu me sinto mais disposta e tenho menos dor nas costas nesta gravidez do que na primeira", conta Quenia, que mostrou para a reportagem do Equilíbrio alguns dos exercícios praticados.
Para a professora de educação física da academia Fórmula Andrea Faria de Campos, que supervisionou o programa, os exercícios podem ser feitos em casa e devem combinar alongamento, fortalecimento muscular e relaxamento. "Nenhum deles deve ultrapassar o ponto de conforto nem causar fadiga", diz. Além de tonificar os músculos e aliviar a pressão na região lombar, os movimentos preparam o corpo para a hora do parto.

1. Para fortalecer a parte externa da coxa, deite de lado, mantendo a perna de baixo relaxada enquanto a de cima fica estendida, com o pé flexionado. Levante a perna estendida até 45o. Faça três séries de dez repetições com cada perna.

2. Na posição de quatro apoios, com as costas retas e os braços alinhados com os ombros, curve as costas para cima, formando um arco, enquanto inspira o ar. Mantenha-se nessa posição por quatro segundos e volte para a postura inicial, expirando o ar. Faça o movimento três vezes.

3. Para alongar a região do nervo ciático, deite de costas e puxe uma perna em direção ao peito, apoiando o tornozelo na coxa da perna que servirá de apoio. Mantenha-se nessa posição por 15 segundos.

4. De pé, com os braços ao lado do corpo, faça movimentos de flexão e extensão do antebraço, com as palmas das mãos para cima, sem dobrar o punho, utilizando pesos de no máximo 2 kg. Faça três séries com dez repetições.

5. Para alongar a região peitoral, ponha os braços para trás, entrelaçando as mãos. Levante-os até o limite, sem forçar. Abra o peito e fique nessa posição por 15 segundos.

6. Para alongar a região lombar, deite de costas, puxe as duas pernas -abertas para não pressionar a barriga- em direção ao corpo. Abrace os joelhos sem forçar o movimento. Mantenha-se nessa posição por 15 segundos.


Texto Anterior: Durma bem
Próximo Texto: Poucas e boas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.