São Paulo, quinta-feira, 24 de fevereiro de 2005
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

pergunte aqui

MANCHAS DE LIMÃO

"Gostaria de saber se há algum jeito de tirar manchas de limão da pele."
Rafael Zanato de Carvalho, Ribeirão Preto, SP

Segundo a dermatologista Rosanna Nocito, do hospital São Luiz, o desaparecimento desse tipo de mancha ocorre de maneira espontânea em até dois meses, sem deixar cicatrizes, à medida que a pele vai descamando naturalmente. É possível acelerar o processo com o uso de produtos tópicos. "O ideal é utilizar um produto com tripla função: proteção solar, hidratação e cicatrização, sempre com o auxílio de um dermatologista", diz. Além do limão, podem causar manchas tangerina, laranja, figo, manga, aipo, cenoura, coentro, erva-doce, salsa e nabo.

PÊLOS RASPADOS
"Se eu raspar os pêlos do peito, eles crescerão mais grossos e em maior quantidade?"
Silvio Fontes, Lorena, SP

Não. Segundo o dermatologista do Hospital Beneficência Portuguesa Leonardo Abrúcio, nenhum método de raspagem dos pêlos afeta a sua espessura durante o crescimento. "As pessoas costumam acreditar nisso, porém não há nenhuma comprovação científica de que a raspagem afete a velocidade e a forma de crescimento dos pêlos", diz.

POUCAS PLAQUETAS
"Desde 1998, a contagem de plaquetas no sangue da minha mulher vem caindo (chegou a 57 mil). Como ela entrou na menopausa, gostaria de saber se esse comportamento das plaquetas é normal para esse período."
Humberto Caliman, São Paulo, SP

Segundo Nelson Hamerschlak, hematologista do hospital Albert Einstein, existem várias causas para a queda no número de plaquetas no sangue, mas a menopausa não é uma delas. A causa principal é imunológica, mas pode haver outros problemas relacionados à produção ou à destruição das plaquetas.


Texto Anterior: Poucas e boas
Próximo Texto: S.O.S.família - Rosely Sayão: Discussões sobre lição de casa
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.