São Paulo, quinta-feira, 24 de agosto de 2000
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Terra, bambu e madeira

Esqueça concreto, aço e cimento. A arquitetura de vanguarda só usa matéria-prima renovável ou que não agride o ambiente para ser produzida. Bambu, madeiras de reflorestamento e terra crua são as opções mais usadas. O bambu é uma das prediletas porque só precisa de cinco anos para crescer. "Ele pode ser usado no piso, no teto, nas paredes. Mas é pouco difundido no Brasil e tem gente que não acredita que dá para construir até prédios com a planta", diz o arquiteto Kelley White, que faz pisos e cortinas de bambu. "Fiz o piso da casa do Caetano Veloso", conta.
Embora não seja renovável, a terra também é material verde porque não consome energia nem polui ar e águas ao ser produzida. Há quatro técnicas de construção: tijolos de terra comprimida, taipa de pilão, casas de pau-a-pique e terra-palha (blocos de fibras naturais e argila). "As casas de terra são aconchegantes. Pena que tão pouca gente conheça", diz o arquiteto Paulo Montoro.


Texto Anterior: O que acontece lá fora
Próximo Texto: Colesterol também é problema de jovem
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.