São Paulo, quinta-feira, 24 de novembro de 2005
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pergunte aqui

NEVO DE OTA
"A reportagem "De cara limpa", da edição de 10/11, me interessou muito, já que possuo uma mancha localizada abaixo do olho esquerdo diagnosticada como "nevo de ota". Gostaria de obter mais detalhes sobre a mancha."
Cristiane Copobianco São Paulo

O nevo de ota é uma pinta azulada que geralmente aparece na face, de um lado só do rosto, e pode atingir a esclerótica (parte branca do olho). Segundo o dermatologista Jaime Filho, coordenador do setor de cosmiatria da Sociedade Brasileira de Dermatologia, a doença é raríssima, congênita e mais comum em orientais. "Antigamente, não havia o que fazer. Hoje, com o advento de lasers mais específicos, o prognóstico mudou. Quase sempre o tratamento deixa a aparência muito melhor", afirma.

SIBUTRAMINA
"Tenho 40 anos, sou hipertenso há mais de nove anos e estava pesando quase 100 quilos em setembro de 2004. Meu cardiologista me receitou sibutramina 10 mg diariamente pela manhã. Tal medicamento pode ser utilizado por período tão longo? Se eu parar de tomá-lo voltarei a engordar? Pratico exercícios três vezes por semana."
Wilton Bertanha São Paulo

A sibutramina é um medicamento que inibe o apetite. Segundo o cardiologista João Nelson Branco, do Hospital Santa Catarina, em São Paulo, seu uso é conveniente apenas por alguns meses. Ele diz que a interrupção do remédio não significa que o paciente voltará a engordar de repente. "Trata-se apenas de um impulso inicial. O importante é manter o peso com uma dieta balanceada e exercícios."
Segundo Branco, pacientes com hipertensão não-controlada, arritmias, insuficiência cardíaca, doença coronariana ou acidente vascular cerebral não devem tomar sibutramina. "Mas não são contra-indicações absolutas. É o médico quem deve avaliar a relação risco-benefício", afirma.


Texto Anterior: Outras idéias - Anna Veronica Mautner: Considerações sobre o bem-fazer
Próximo Texto: Entrevista: Prevenção na xícara
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.