São Paulo, quinta-feira, 25 de janeiro de 2007
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Poucas e boas

Forno de microondas esteriliza esponja

Dois minutos no forno de microondas são suficientes para esterilizar a maioria das esponjas de uso doméstico. A descoberta foi anunciada nesta semana por um grupo de pesquisadores norte-americanos da Universidade da Flórida.
Os especialistas constataram que, depois de dois minutos de ação, as microondas eliminaram 99% das bactérias, dos vírus e dos parasitas encontrados nas esponjas de cozinha.
"Normalmente as pessoas colocam esponjas e escovas de cozinha na lava-louças, mas, se realmente quiserem descontaminá-las em vez de simplesmente limpá-las, devem recorrer ao microondas", diz o professor de engenharia ambiental Gabriel Bitton, um dos responsáveis pelo estudo.
A descoberta foi publicada na segunda-feira passada pelo "Journal of Environmental Health", dos Estados Unidos.
Em sua pesquisa, Bitton e seus colegas analisaram esponjas contaminadas por bactérias fecais como a E.coli, por vírus e por protozoários parasitas.
Eles usaram um forno de microondas comum para aquecer as esponjas em intervalos de um a dez minutos. Em dois minutos, já obtiveram excelentes resultados de descontaminação.
Segundo dados dos U.S. Centers for Disease Control and Prevention (centros norte-americanos para controle de doenças), pelo menos 76 milhões adoecem anualmente no país por causa de micróbios dos restos de comida. Esponjas de cozinha são uma das fontes de contaminação.

AULA GRATUITA DISCUTE MITOLOGIA
No dia 30/1, a ONG Kairós de Saúde Mental, que apóia pacientes com transtornos psíquicos, promoverá uma aula aberta sobre mitologia grega. O evento será realizado das 20h30 às 22h na rua Silvia Celeste de Campos, 639, Alto de Pinheiros, São Paulo. Conduzido pelo psiquiatra e psicoterapeuta Ajax Pérez Salvador, o programa incluirá leitura de relatórios míticos e promoverá ainda vivências da mitologia a partir dos sentimentos humanos. Para participar, o "ingresso" é um livro usado, que será doado à biblioteca dos pacientes da instituição. Informações e inscrições: 00/xx/11/3815-6175.

ENCONTROS ABORDAM LINFOMA E LEUCEMIA
De fevereiro a dezembro, sempre às sextas-feiras, encontros promovidos pela Abrale (Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia) reunirão pacientes portadores de linfoma e leucemia, familiares e profissionais de saúde que tratam essas doenças. Na primeira sexta-feira de cada mês, médicos de diversas especialidades ministrarão palestras. Na segunda sexta-feira, o foco é no cuidado multidisciplinar, com discussões sobre odontologia e nutrição, entre outros. O auxílio terapêutico é tema do terceiro encontro mensal. No quarto, haverá oficinas recreativas.
Inscrições: 0/xx/11/3815-6175.


Texto Anterior: Livros
Próximo Texto: S.O.S. família - Anna Verônica Mautner: Apatia ou preguiça
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.