São Paulo, quinta-feira, 25 de abril de 2002
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

poucas e boas

Nova droga trata rinite alérgica e urticária

GABRIELA SCHEINBERG
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Espirros incessantes, olhos lacrimejantes e congestão nasal. Esses sintomas são velhos conhecidos de quem tem rinite alérgica, problema que afeta mais de 20% da população mundial. Essas pessoas podem agora contar com mais uma arma para tratar a doença. Acaba de chegar ao mercado brasileiro uma nova droga, a desloratadina, que começa a agir no organismo 20 minutos após ser ingerida. O efeito de uma única dose dura até 24 horas.
Além do efeito rápido e duradouro, o novo medicamento elimina ou reduz significativamente todos os sintomas da urticária e da rinite alérgica. A desloratadina também apresenta outras vantagens em relação aos demais remédios para alérgicos disponíveis no mercado: não causa sonolência e combate a obstrução nasal.
"A desloratadina melhorou 72% dos sintomas da rinite, inclusive a obstrução nasal", afirma Lawrence DuBuske, diretor do Instituto de Pesquisa em Imunologia da Nova Inglaterra, em Boston, nos EUA. "As pesquisas indicam que a droga não causa sonolência, e seus efeitos colaterais, como dor de cabeça e boca seca, são similares aos de pacientes que, durante os estudos, tomaram placebo", diz o especialista.
Todo processo alérgico começa quando a pessoa tem o primeiro contato com uma substância que desencadeia a reação (pó ou pêlo de animais, por exemplo), chamada alérgeno. Para o organismo, o alérgeno é um agressor. Por isso o corpo começa a produzir anticorpos específicos contra ele. "Pessoas alérgicas têm a capacidade de criar anticorpos a substâncias que não causam nenhum dano para o resto da população", explica o alergista Charles Naspitz, da Unifesp.
Sempre que a pessoa tem contato com o alérgeno, os anticorpos entram em ação, liberando histamina. É essa substância que provoca os espirros, a coriza e a coceira da rinite alérgica e da urticária.
A desloratadina é um anti-histamínico, droga que impede que a histamina provoque esses sintomas. A droga é indicada para adultos e crianças com mais de 12 anos e já está sendo distribuída em mais de 20 países.


Texto Anterior: Características dos orgânicos
Próximo Texto: O sexo dos instrumentos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.