São Paulo, quinta-feira, 25 de abril de 2002
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Acupuntura combate as inflamações

As dores nas costas da designer de interiores Adriana Urzedo, 34, começaram há pouco mais de dois anos. Após duas gestações seguidas, pioraram a ponto de prejudicar o sono. No ano passado, ela decidiu se tratar. O diagnóstico foi discopatia em vértebras abaixo da linha da cintura.
Adriana fez RPG por quatro meses e depois passou a se tratar com acupuntura. "Após três sessões, já dormia melhor", diz ela, que acredita que suas dores tenham começado por causa do excesso de exercícios.
O reumatologista e acupunturista Aderson Moreira da Rocha, que há 20 anos pesquisa medicina chinesa e tem formação em Xangai, na China, afirma que cerca de 90% dos pacientes com dor lombar possuem histórico de excesso de uso, trauma ou deformidade de uma estrutura anatômica.
Segundo a clínica-geral e acupunturista Maria Stela de Simone, a acupuntura é útil nos casos de espasmo muscular, "porque interrompe o ciclo da dor". Ela afirma que há pesquisas que comprovam que a aplicação de agulhas induz o organismo a produzir esteróides -substâncias que diminuem a inflamação- e endorfinas, analgésicos naturais do corpo.
A massagem é outro recurso que ganha espaço entre as opções não-medicamentosas para aliviar as dores nas costas.
Segundo Rocha, a massoterapia chinesa, tratamento composto por massagens terapêuticas associadas à acupuntura, apresenta excelentes resultados. "Principalmente se for complementado com o uso de plantas medicinais com ação analgésica e antiinflamatória, que não apresentam os efeitos colaterais dos remédios convencionais."



Texto Anterior: Dor é consequência do envelhecimento
Próximo Texto: Músculos precisam ser alongados
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.