São Paulo, quinta-feira, 25 de abril de 2002
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

alecrim

Cottage é tão magro quanto queijo branco

Nem só de queijo-de-minas magro vive a cozinha light. Feito com leite desnatado, com menos de 0,5% de gordura, o cottage é um queijo fresco de sabor delicado e textura granulada. Já sua versão cremosa, muito consumida nos Estados Unidos, pode colocar um cardápio equilibrado em risco, pois seu teor de gordura é elevado-aproximadamente 45%. Na receita de hoje, o queijo cottage incrementa um prato tradicional da culinária árabe, o quibe, e tem seu sabor realçado pelo zaatar, tempero levemente ácido.

Quibe com queijo cottage

Calorias (por porção): 328; carboidratos: 20 g; proteínas: 17 g; lipídeos: 22 g

Marcelo Barabani/Folha Imagem


Ingredientes (para 20 quibes, em média)
Para a massa: 500 g de trigo para quibe, 500 g de carne moída (patinho), 200 g de cebola picada, 1 colher (café) de sal, 1 colher (café) de pimenta-do-reino, 70 g de manteiga, 70 ml de azeite, hortelã picada a gosto, zaatar a gosto (condimento árabe à base de ervas). Para o recheio: 300 g de carne moída e refogada (patinho), 200 g de cebola cortada em tiras bem finas, 1 colher (café) de sal, 1 colher (café) de pimenta-do-reino, 150 g de queijo cottage e hortelã picada a gosto. Óleo para fritar.

Modo de fazer
Na véspera, deixe o trigo de molho em uma vasilha com água na geladeira. No dia seguinte, em uma tigela imersa em pedras de gelo, coloque todos os ingredientes da massa e misture bem. Deixe a massa descansar por cerca de 15 minutos para o trigo absorver o suco da carne. Enquanto isso, prepare o recheio. Coloque a cebola numa frigideira sem gordura. Deixe-a murchar e dourar, tomando cuidado para não queimar. Acrescente a carne já refogada e tempere com sal, pimenta e hortelã. Em seguida, junte o queijo cottage ao recheio, misturando delicadamente com um garfo, e reserve. Para fazer os quibes, umedeça a mão em água fria, faça um croquete com a massa e cave um buraco com o dedo, virando a massa para afinar as paredes e abrir espaço para o recheio. Coloque o recheio sem pressionar e feche a ponta do quibe. Frite em óleo bem quente (170C) e sirva com limão. Receita da chef Ana Soares, do bar Pirajá.



Texto Anterior: Me dê motivo
Próximo Texto: Boquiaberto: Walíma, o banquete marroquino
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.