São Paulo, quinta-feira, 25 de outubro de 2007
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

antiácidos

Tomar um antiácido alivia os sintomas da indigestão em minutos. "O efeito é rápido, mas geralmente a azia volta, e será preciso tomar o efervescente outra vez", diz o clínico-geral Paulo Olzon. Ele explica que, apesar de o bicarbonato de sódio -um dos principais componentes da fórmula- promover a rápida neutralização da acidez no estômago, ele acaba favorecendo, como efeito secundário, a maior produção de ácido. "Quem toma antiácidos para qualquer coisinha pode começar com uma azia e terminar com uma gastrite", alerta o clínico-geral.
É preciso também ficar atento à presença de analgésicos na fórmula. Dependendo da composição, o efervescente não será recomendado para quem tem gastrite ou úlcera, já que pode irritar a mucosa do estômago e causar sangramento no aparelho digestivo.
Outro perigo está na reação que o antiácido pode provocar quando interage com outros medicamentos. Também por isso, não é recomendado para pessoas com hipertensão ou problemas cardíacos e renais. Para quem tem episódios esporádicos de indigestão, a recomendação é esperar o mal-estar passar. Se os sintomas se prolongarem por uma semana ou mais, o ideal é procurar um médico.


Texto Anterior: Antigripais e xaropes
Próximo Texto: Colírios
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.