São Paulo, quinta-feira, 26 de maio de 2005
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pergunte aqui

DIABETES E EJACULAÇÃO PRECOCE

"Tenho 23 anos e, há nove, sou portador de diabetes melitus. O urologista me disse que eu deveria fazer uma cirurgia para retirar o excesso de prepúcio do meu pênis, mas, para isso, deveria estar com meu diabetes controlado, o que nunca aconteceu. Agora tenho também ejaculação precoce e, há pouco tempo, não possuo esperma após a ejaculação ou possuo pouco. O que devo fazer?"
C.E.A.B., São Paulo

De acordo com o urologista Aguinaldo Nardi, presidente da Sociedade Brasileira de Urologia de São Paulo, o diabetes pode lesionar órgãos do corpo, mas a ejaculação precoce e a falta de esperma não têm relação direta com a doença. O diabético tem maior propensão a desenvolver infecções fúngicas -com o excesso de prepúcio, estimula-se o crescimento de fungos, aumentando a sensibilidade peniana. Segundo Nardi, é importante procurar um endocrinologista para conseguir o rápido controle do diabetes e, em seguida, fazer a operação.

LÚPUS

"Gostaria de saber se existe alguma associação para esclarecimento e orientação de quem é portador da doença lúpus eritematoso e para auxiliar os seus familiares."
Ana Almeida

É possível encontrar informações sobre o lúpus eritematoso no site www.lupusonline.com.br.

CORREIO

"Na reportagem sobre as separações precoces (19/5), faltou uma abordagem equilibrada entre as opiniões de homens e mulheres. Apenas um homem foi citado na reportagem! Será que os homens não ficam deprimidos depois de uma separação precoce? Será que não sentem vergonha? Acho que o Equilíbrio deveria ter trazido os dois lados da moeda de forma equilibrada."
Rogério Aleixo Pereira, São Paulo


Texto Anterior: Outras idéias - Wilson Jacob Filho: Atividade física na terceira idade
Próximo Texto: Ingrediente: Pimenta é utilizada há 9.000 anos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.