São Paulo, quinta-feira, 26 de maio de 2005
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Poucas e boas

Novo remédio contra degeneração macular

Recém-aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, novo medicamento para tratar e estabilizar a degeneração macular relacionada à idade (DMRI), principal causa de perda de visão em adultos, age diretamente nos vasos sangüíneos que crescem de forma anormal na retina de pacientes com a doença.
A mácula é a região da retina responsável pela visão central. "Quando essa área se degenera, ocorre queda da visão central e distorção de imagem", diz o oftalmologista Cláudio Dalloul, do Hospital do Olho de Rio Preto (SP).
Com injeção intra-ocular, o medicamento -cujo princípio ativo é o pegaptanibe sódico-, fabricado pela Pfizer, deve chegar ao mercado brasileiro no segundo semestre e "é indicado para a forma exudativa da doença", diz Dalloul. A DMRI costuma atingir quem tem mais de 50 anos, porém é mais freqüente a partir dos 75 anos. Fazem parte do grupo de risco pessoas com histórico familiar da doença, com pele e olhos claros e fumantes.

CONTRA ASMA
O Hospital das Clínicas (HC), em São Paulo, precisa de voluntários para participar de mais uma etapa de estudo sobre a eficácia da acupuntura no tratamento de asma, coordenado pelo médico Hong Jin Pai, chefe da equipe de acupuntura do Centro de Dor do HC. Os pacientes, homens e mulheres não-fumantes, entre 18 e 60 anos, devem ter asma não-sazonal, com pelo menos um ano de duração. Não podem ser portadores de outras doenças. Mais informações pelo telefone 0/xx/11/3284-2513.

CARNE DE SOJA
No livro "Carne de Soja" (MG Editores, R$ 27,80, 104 págs.), a terapeuta holística Irene Olkowski apresenta 40 sugestões de cardápio, todos à base da carne de soja. Além de relatar os benefícios do grão -como na menopausa-, a autora ainda propõe receitas que vão de molhos e entradas a pratos principais, massas e tortas, como o crepe ao curry com maçã.

PREVENÇÃO
Óculos de sol são indispensáveis, mas, como a doença está associada ao envelhecimento, a ingestão de antioxidantes -como as vitaminas C e E, os minerais zinco e selênio e os betacarotenóides- auxilia a prevenir a DMRI. Praticar exercícios físicos também ajuda a combater os radicais livres

EPILEPSIA
O Hospital Alemão Oswaldo Cruz promove, no dia 2 de junho, ao meio-dia, palestra gratuita sobre epilepsia. Tanto diagnóstico como tratamento serão abordados pela neurologista Elza Márcia Targas Yacubian. Local: anfiteatro do hospital (r. João Julião, 331, Paraíso, SP; tel. 0/xx/11/3549-1434).

ANTITABAGISMO 1
Em comemoração do Dia Mundial sem Tabaco (dia 31/5), o Instituto Avanços em Medicina realiza no dia 30/5, às 19h30, a palestra gratuita "Antitabagismo". Dicas sobre como parar de fumar e os interesses que estão por trás do cigarro estarão entre os enfoques do evento. Informações pelo tel. 0/xx/11/ 3151-2945 (ramal 3).

ANTITABAGISMO 2
No dia 31/5, o Hospital Beneficência Portuguesa também comemora o Dia Mundial sem Tabaco com uma série de palestras gratuitas para ajudar o fumante a abandonar o vício. Informações pelo tel. 0/xx/ 11/3288-1255.

ANTITABAGISMO 3
A Comissão Antitabagismo da Faculdade de Saúde Pública da USP lançou site (www.fsp.usp.br) com informações sobre objetivos e ações e notícias sobre as últimas pesquisas e eventos realizados sobre o tema na instituição.

ALECRIM CONTRA CÁRIES
Estudo da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto, da USP, concluiu que extrato de alecrim-do-campo tem ação terapêutica contra o desenvolvimento de cáries. Segundo a autora, Denise Pimenta da Silva Leitão, esse resultado abre caminho para a criação de cremes dentais à base da planta.

MASSAGENS EM BEBÊS
O Centro de Assistência e Educação em Enfermagem da Unifesp possui ambulatório que ensina gratuitamente técnicas de massagem -que relaxa e transmite segurança e tranqüilidade ao bebê- para mães com filhos entre dois e sete meses. As aulas são distribuídas em cinco sessões práticas e teóricas. Informações: 0/xx/11/5084-4698.

APNÉIA E AVC
Ter apnéia de moderada a severa eleva o risco de acidente vascular cerebral (AVC). Segundo estudo apresentado na Conferência da Sociedade Americana do Tórax, a apnéia eleva a pressão sangüínea, principal fator de risco do AVC.

Aproximadamente 5,5 milhões de brasileiros são portadores de artrite reumatóide, a mais comum doença inflamatória reumatológica


Texto Anterior: Entrevista: A teoria do sujinho
Próximo Texto: S.O.S. família - Rosely Sayão: Outras opções de alimentação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.