São Paulo, quinta-feira, 26 de junho de 2008
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DIA-A-DIA

EM CASA


Lavar a calcinha de maneira correta previne a proliferação de bactérias

Sabonete, sabão em pó e até um produto especial para lavar a lingerie no banho. Alternativas não faltam para limpar a calcinha (foto), mas são todas igualmente eficazes? "Lavar a peça no chuveiro, com sabonete, não propicia uma limpeza correta e pode facilitar a proliferação de bactérias. A não ser que seja usado como pré-lavagem, o hábito deve ser evitado", aconselha a ginecologista Luciana Crema, do departamento de ginecologia da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo). O motivo é simples: a fórmula do sabonete foi criada para limpar a pele, e não tecidos.
Do ponto de vista ginecológico, qualquer produto para limpar tecidos pode ser usado, desde que sejam respeitados todos os passos de uma boa limpeza: lavagem correta, enxágüe adequado (resíduos de sabão podem dar alergia) e secagem completa -umidade em excesso pode mudar o pH vaginal e causar corrimentos. Ainda por isso, nada de deixar a calcinha secar dentro do banheiro.
Já para quem entende de tecido, os produtos específicos para limpar calcinhas ou roupas delicadas são os mais indicados. "Eles são ótimos, porque são neutros e não estragam as fibras como outros sabões", diz Silvana Eva, gerente de produto da Invista, fabricante do fio Lycra. Ela indica que a temperatura da água não ultrapasse os 40ºC e que a peça não fique de molho nem entre em contato com cosméticos, para não manchar e durar mais tempo.


Texto Anterior: Pergunte aqui
Próximo Texto: Na prateleira: Petisco ganha versão ao forno
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.