São Paulo, terça-feira, 26 de julho de 2011
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

COBAIA DE ACADEMIA

Novidades testadas pela reportagem

Luta da moda vira malhação

IARA BIDERMAN
DE SÃO PAULO

Malhar à base de socos e pontapés pode parecer estranho, mas, com o sucesso que o MMA (artes marciais mistas) está fazendo, já inventaram uma adaptação do "vale-tudo" para academias.
A aula de 90 minutos reproduz a sequência de um treino para lutadores profissionais: aquecimento, alongamento e lutas em dupla.
A última parte é feita no octógono, o ringue de MMA. Cada aluno busca um par mais ou menos do seu tamanho e de nível similar.
No treino da academia, não há contato direto com o oponente. Os golpes são dados no aparador, um retângulo almofadado. Ninguém se machuca, mas o babado é forte.
Os movimentos exigem muito dos músculos. Fernando Buffolo, coordenador da academia Needs, de São Paulo, diz que eles ativam grupos musculares diferentes dos usados normalmente.
O efeito é percebido no dia seguinte. A luta é de mentirinha, mas você acorda achando que levou uma surra.
Fortalecimento e alto gasto calórico são alguns dos pontos altos do treino. O outro é experimentar o que um lutador de verdade sente. "A pessoa tem ideia do que é estar na gaiola com o adversário", afirma Buffolo.

FOLHA.com
Veja uma aula de MMA
www.folha.com/eq947110

ONDE PRATICAR
Academia Needs
(mensalidade: R$ 250)
www.needs.com.br


Texto Anterior: Roda e avisa: Produtos, serviços e ideias para o corpo e o espírito
Próximo Texto: Trate sua casa
Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.