UOL


São Paulo, quinta-feira, 27 de março de 2003
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

pergunte aqui

Dor de garganta
"Tenho 22 anos e sofro de problemas na garganta há cerca de seis anos. Além da dor aguda, sinto mal-estar, inapetência, às vezes febre e dor no corpo. Já tentei da alopatia à homeopatia, mas nada resolve."
Telma Solves Catta Preta, São Paulo, SP

As chamadas infecções de garganta de repetição são frequentes principalmente em crianças e adultos jovens e, na maioria dos casos, são causadas por vírus ou bactérias. "Pessoas com alergia respiratória, como rinite e bronquite, tendem a ser mais suscetíveis a esse tipo de problema, assim como as que apresentam algum tipo de diminuição de imunidade local", afirma o otorrinolaringologista Gilberto Sitchin, do hospital São Luiz (SP). Os sintomas relatados sugerem a ocorrência de amigdalites bacterianas. Segundo Sitchin, quando as infecções se repetem mais de cinco a seis vezes ao ano e os tratamentos falham, o mais indicado é a remoção cirúrgica das amígdalas.


Cansaço depois da malhação
"Tenho 44 anos, 1,68 m, 51 kg e exercito-me há três anos. Um cardiologista constatou um prolapso da válvula mitral. Será isso que me faz sentir tão cansada a ponto de ter de limitar minhas atividades nos dias em que me exercito? Como pouca proteína animal."
D. F. S., São Paulo, SP

Vários estudos indicam que a qualidade de vida na terceira idade depende muito da quantidade de massa muscular e da flexibilidade. Os exercícios de musculação ajudam a ganhar e/ou manter essa massa, que se reduz naturalmente com o passar dos anos, explica Marcelo Baboghluian, especialista em medicina do esporte. "O ideal é que os treinos sejam baseados em um teste de carga máxima." O prolapso da válvula mitral é uma alteração funcional relativamente comum que deve ser acompanhada de perto. "Essa alteração pode ser responsável por parte da sensação de cansaço", diz Baboghluian. Segundo ele, é recomendável consultar um nutricionista para avaliar se é necessário aumentar o consumo de proteínas ou usar suplemento alimentar.


Higiene da boca
"O uso constante de produtos para higienização bucal, como líquidos para enxágue e aerossóis aromatizados, pode causar câncer de boca?"
Luiz Esteves, São Paulo, SP

Segundo o otorrinolaringologista José Alexandre Médicis, do Hospital Santa Rita (SP), não existem evidências de que a utilização desse tipo de produto cause câncer de boca. "O que se acredita é que o uso prolongado, sobretudo de produtos que contêm álcool, pode levar a uma alteração na flora bucal -bactérias que normalmente habitam a boca-, permitindo a instalação de germes que podem provocar estomatites, que são infecções da mucosa da boca."


Texto Anterior: quem diria!
Próximo Texto: poucas e boas: Estudo brasileiro indica benefícios da meditação
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.