São Paulo, quinta-feira, 27 de junho de 2002
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

quem diria!

Fuja por cima
Se um dia você precisar fugir de um tubarão -ou de outro ser indesejável- nade pela superfície. Submersa, a pessoa se move mais devagar, pois o corpo inteiro está em atrito com a água, o que reduz a velocidade, diz Marcelo Baboghluian, especialista em medicina do esporte. "O método mais rápido é o "crawl", em que o nadador não fica completamente sob a água."

Protetor sob as nuvens
O tempo está carregado de nuvens? Nem assim o protetor deve ser abandonado. Mesmo em dia nublado a pele pode ser prejudicada pelo sol. Os poderosos raios UVA e UVB, que mancham a pele e causam câncer, ultrapassam as nuvens, atingindo os desavisados. "O fator de proteção pode até ser mais baixo, mas o uso é necessário", diz a dermatologista Patrícia Rittes.

Tosse de cachorro
Os cachorros tossem -e como!- quando vítimas de uma determinada virose. Daí a origem do termo tosse de cachorro usado para a tosse que acomete pessoas com coqueluche. É que o som estridente e o tempo de cura das duas doenças são semelhantes. Mas a tosse canina não é transmitida ao homem, explica o veterinário Clóvis Petroni Júnior, da Clínica da Consolação.



Texto Anterior: Modos: Onde vão ser as suas férias?
Próximo Texto: Pergunte aqui
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.