São Paulo, quinta-feira, 27 de novembro de 2008
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"É possível começar aos 70", diz professor

Famosas como Alinne Moraes, Letícia Spiller, Carolina Dieckmann, Luana Piovani e Paula Burlamaqui dividem a barra da sala de aula com anônimos. Todos já passaram da adolescência e muitos são iniciantes no balé, mas praticam com empenho e regularidade de profissional as aulas dadas pelo professor Jean Marie Dubrul, 67, em uma escola de danças no Jardim Botânico, zona sul do Rio. O segredo do sucesso? "É la technique, querrida", responde o mestre, com sotaque francês carregado, apesar dos quase 20 anos no Brasil.

 

FOLHA - Um adulto que nunca fez balé pode se beneficiar da técnica?
JEAN MARIE DUBRUL
- Para quem nunca fez aula, começo com um trabalho de conscientização corporal, alongamentos dinâmicos, respiração. A partir daí é que introduzo o balé clássico.

FOLHA - É possível começar em qualquer idade?
DUBRUL
- Até com 70 anos, tenho alunos com essa idade. O balé é um exercício muito bom, principalmente para quem não tem mais 20 anos. Muitas pessoas me procuram porque estão cansadas de atividades chatas e mecânicas, que aborrecem e emburrecem o corpo.

FOLHA - Que tipo de resultado seus alunos esperam?
DUBRUL
- Tem gente que pensa: "Vou fazer algo com o Jean Marie porque quero dar um jeitinho aqui e ali [no corpo]". Mas não tem jeitinho, tem muito trabalho duro. (IB)


Texto Anterior: Cuidados para quem vai começar
Próximo Texto: Poucas e boas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.