São Paulo, quinta-feira, 28 de janeiro de 2010
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CORREIO

HÉRNIA
"Fui diagnosticado com hérnia inguinal e gostaria de saber se há algum tratamento alternativo à cirurgia ou se é realmente preciso operar."
CARLOS ALBERTO AZEVEDO

A hérnia é o escape anormal de órgãos ou tecidos através de um orifício aberto no tecido que reveste os órgãos internos do abdome. Segundo o gastroenterologista Caio Coelho, do Hospital Sírio-Libanês, a hérnia inguinal -que surge na virilha- é a mais comum delas e precisa ser corrigida com cirurgia. "O conteúdo da hérnia é, principalmente, uma alça intestinal. Ao passar pela hérnia, ela é contida somente pela pele", explica. A cirurgia é o único tratamento disponível e é necessária porque, se a alça ficar encarcerada, ou seja, presa no orifício, pode ter sua circulação comprometida. "Aí a pessoa tem que ser operada de urgência porque há risco de rompimento."

MENOPAUSA
"Entrei na menopausa há mais de dez anos e até hoje transpiro muito no couro cabeludo e na nuca. Qual é a causa? Tem solução?"
LOURDES REZENDE

Segundo Luciano Pompei, ginecologista da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia, 15% das mulheres sentem calores e transpiram muito mais de uma década após a menopausa, mas esse problema pode ser combatido. "O tratamento pode ser hormonal ou não. Depende da intensidade dos sintomas e das contraindicações, que variam de pessoa para pessoa", afirma.



Participe do Folha Equilíbrio Perguntas, críticas e sugestões para o caderno devem ser enviadas para a al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, Campos Elíseos, São Paulo, SP, CEP 01202-900; fax 0/xx/11/3223-1644. E-mail: folhaequilibrio@uol.com.br



Texto Anterior: Outras Ideias - Wilson Jacob Filho: Pequenos prazeres
Próximo Texto: Saúde: Olho vivo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.