São Paulo, quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Poucas e boas

Leite desnatado reduz os riscos de hipertensão

O leite desnatado pode ser um bom aliado para a saúde cardiovascular feminina.
Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Harvard e divulgado na "Hypertension", revista da Associação Americana do Coração, mostrou que mulheres que bebem leite semidesnatado e ingerem altas doses de cálcio e de vitamina D por meio de alimentos -e não de suplementos- têm um risco menor de desenvolver hipertensão arterial.
Os pesquisadores chegaram a essa conclusão após avaliar as dietas de aproximadamente 30 mil mulheres de meia-idade.
Ao examinar especificamente os efeitos do leite, eles descobriram que as mulheres que bebiam duas ou mais porções de leite desnatado por dia reduziram seu risco de hipertensão em 10% em comparação àquelas que consumiam esse alimento menos de uma vez por mês. Esses benefícios não foram observados, porém, nas mulheres que usavam leite integral ou suplementos de cálcio e de vitamina D.
A diretriz dietética norte-americana defende o consumo de três copos de leite desnatado ou semidesnatado por dia. As Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial também recomendam a inclusão de produtos lácteos desnatados na alimentação.
O leite possui, em sua composição, nutrientes importantes para a saúde, como proteínas, cálcio, potássio e as vitaminas A e D.

Aula de meditação e palestra sobre ioga
O Centro Integrado Yoga Sandri oferece aulas gratuitas de meditação (foto) às segundas (às 19h30) e terças-feiras (às 15h), até 14/4. Inscrições pelo tel. 0/xx/11/5093-6242 e pelo e-mail contato@yogasandri.com.br. Já o Estúdio YogaFlow promoverá amanhã, às 20h, uma palestra gratuita sobre os princípios éticos da ioga, como os "yamas" e os "niyamas", com o iogue Matthew Vollmer. Informações pelo telefone 0/xx/11/3849-6857 e no site www.yogaflow.com.br.

Funcionamento do intestino em idosos
A tese de doutorado da nutricionista Márcia de Oliveira Salgueiro, da Faculdade de Saúde Pública da USP, mostrou que orientar idosos (foto) ajuda a diminuir as queixas relacionadas à constipação intestinal. A pesquisa aponta que eles necessitam de intervenções dietéticas diferenciadas por meio de ações educativas. Os idosos que receberam orientação durante o estudo aumentaram a ingestão de líquidos e de vegetais. No final do período, as reclamações sobre o funcionamento intestinal diminuíram.

Cuidados com a pele
O Hospital 9 de Julho promoverá hoje, ao meio-dia, palestra gratuita do dermatologista Carlos Eduardo Nunes sobre cuidados com a pele (foto). O evento será realizado no auditório do hospital, localizado na r. Peixoto Gomide, 625, Cerqueira César, São Paulo. Inscrições: 0/xx/11/ 3147-9644 ou 0/xx/11/3147-9645.

Aulas gratuitas de kung fu
Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, a TSKF Academia de Artes Marciais dará aulas gratuitas de kung fu para o público feminino ao longo de todo o mês de março. Basta entrar em contato com uma das unidades -a TSKF está presente na Casa Verde, no Ipiranga, na Saúde, no Itaim Bibi, no Campo Belo, em Pinheiros, no Tatuapé, no Tucuruvi e em São Bernardo do Campo. Informações: www.tskf.com.br ou 0/xx/11/5071-7484.

Incontinência urinária
A Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) recruta pessoas com mais de 30 anos que apresentem incontinência urinária por esforço ou bexiga hiperativa para estudo durante dois meses, que avaliará a eficácia da acupuntura, da eletroestimulação e dos exercícios para a pélvis no tratamento dessas disfunções. Informações e inscrições podem ser obtidas pelos telefones 0/xx/ 11/5539-3523 e 0/xx/11/5576-4517, das 7h às 16h.

Doação de órgãos
Uma pesquisa da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo em parceria com o Ibope mostrou que 85,4% dos pacientes atendidos em hospitais estaduais são favoráveis à doação de órgãos. Mas só 43% deles disseram já ter conversado com parentes sobre a intenção de doar. Foram ouvidos 900 usuários, 700 médicos e 700 funcionários. Entre os médicos, 91,1% disseram ser a favor da doação de órgãos e 68% já haviam conversado com a família sobre o tema.

Tricotilomania e mal de Alzheimer
O Instituto de Psiquiatria do HC da USP busca pessoas com mais de 18 anos com transtorno de tricotilomania (hábito de arrancar os cabelos) para grupo de estudo. O agendamento para triagem é feito por telefone (0/ xx/11/3069-6975) às quartas-feiras. O Instituto também busca voluntários com mais de 60 anos e Alzheimer em fase inicial para estudo e tratamento medicamentoso. Familiares e cuidadores também participam e podem se candidatar à triagem pelo telefone 0/xx/11/ 3069-7924.

Transtorno do déficit de atenção
Estão abertas as inscrições para o Grupo de Apoio aos Familiares de Portadores do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, promovido pelo Comitê Multidisciplinar de Adolescência da Associação Paulista de Medicina. O primeiro de nove encontros gratuitos será em 14/3.
Inf.: 0/xx/11/3188-4243 e cientifico@apm.org.br

Atendimento psicológico gratuito
O Centro de Psicologia Aplicada da Universidade São Judas Tadeu tem vagas para atendimento psicológico em grupo para adultos que sofrem de ansiedade, depressão, pânico e timidez. As inscrições podem ser feitas por telefone (0/xx/11/ 6099-1831) ou pessoalmente, na Rua Marcial, 45, Mooca, São Paulo. Os atendimentos são realizados às quintas e às sextas-feiras à noite.

Sessão de cinema estimula debate
O projeto "Bate Papo no Cinema", do Hospital e Maternidade São Cristóvão, localizado na Mooca, em São Paulo, apresentará na próxima segunda-feira (3/3), às 9h, o filme "Doce Novembro", seguido por um debate sobre doenças, tratamentos, relacionamento entre pacientes e profissionais de saúde etc. As vagas são abertas à comunidade e limitadas. Inscrições: 0/xx/11/ 6129-7617


Texto Anterior: Neurociência - Suzana Herculano-Houzel: Canções de ninar
Próximo Texto: Rosely Sayão: Queremos a infância para nós
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.