São Paulo, quinta-feira, 28 de março de 2002
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

alecrim

Legumes precoces da horta dão mais sabor

Em geral, os legumes dão um toque de leveza aos mais diferentes pratos. Os minilegumes são ainda mais tenros e suaves e costumam agradar tanto pelo sabor como pela aparência. No Brasil, eles começaram a ser cultivados há cinco anos. "Os minilegumes são colhidos precocemente, ainda "bebês", por isso possuem um sabor mais delicado ao paladar", explica Keigo Minami, professor de produção vegetal da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP). Confira a delicadeza das miniaturas de abobrinha, cenoura, milho, batata e vagem com a receita de hoje, que leva um ingrediente pouco comum: a cavaquinha, "parente" da lagosta.

Papilote de peixe branco

Patrícia Santos/Folha Imagem


Calorias (por porção): 402; carboidratos: 27 g; proteínas: 24 g; lipídeos: 22 g

Ingredientes (para 4 porções)
4 postas de peixe branco (robalo ou "saint-pierre"), 8 cavaquinhas, 100 g de ervilha torta, 200 g de minivagem, 150 g de minimilho, 150 g de minicenoura, 8 minibatatas, 150 g de miniabobrinha, 100 g de manteiga, 2 talos de capim-santo cortados ao meio, 1/2 gengibre picado, sal e pimenta-do-reino a gosto.

Modo de fazer
Tempere o peixe com sal e pimenta. Sobre uma folha de papel-alumínio, coloque uma posta de peixe já temperada e duas cavaquinhas. Divida os demais ingredientes em quatro partes iguais. Coloque-os, ainda crus, sobre as cavaquinhas e o peixe. Feche bem cada folha de papel-alumínio, formando um envelope. Leve ao forno preaquecido a 180 graus e cozinhe por 12 min. Sirva em seguida. Receita do chef Alex Atala, do restaurante D.O.M.



Texto Anterior: Me dê motivo
Próximo Texto: Boquiaberto
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.