São Paulo, quinta-feira, 28 de maio de 2009
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

POUCAS E BOAS

Monkey Business Images/Shuttershock
GRAVIDEZ DOCE Cerca de 7% das grávidas desenvolvem o diabetes gestacional no Brasil; exame que detecta a doença deve ser feito no segundo trimestre da gravidez e consiste na ingestão de 50 g de glicose seguida por dois exames de sangue

Glicose alterada na gravidez predispõe ao diabetes

Alterações moderadas nos níveis de glicose no sangue durante a gestação aumentam o risco de a mulher desenvolver diabetes no futuro. Uma pesquisa feita no Institute for Clinical Evaluative Sciences, em Ontario, no Canadá, monitorou dados populacionais de mais de 15 mil mulheres com idades entre 20 e 49 anos que tiveram alterações na glicemia durante a gravidez, mas não receberam o diagnóstico de diabetes gestacional.
Eles foram comparados com informações de mais de 60 mil gestantes sem alterações no açúcar sanguíneo. Todas as mulheres foram acompanhadas por mais de seis anos após o parto. Ao final do período, aquelas que tinham alguma anormalidade nas taxas de glicose tiveram um risco cerca de 2,5 vezes maior de desenvolver diabetes no futuro.
A taxa de incidência da doença foi de 5,04 casos a cada mil pessoas entre aquelas com glicose alterada, e de 1,74 caso entre as que não apresentaram o problema.
Normalmente, o diabetes gestacional desaparece após o parto. Mas estudos revelam que pacientes com a doença têm um risco maior de desenvolver o problema no futuro. Recentemente, novas pesquisas começaram a sugerir que mesmo pequenas alterações da glicemia podem aumentar o risco de diabetes.
Geralmente, para detectar um possível diabetes gestacional, as mulheres fazem um exame no segundo trimestre da gravidez que consiste na ingestão oral de uma dose de 50 g de glicose. O sangue é colhido posteriormente, em dois momentos. Quando há alterações nos resultados, é realizado outro exame, com uma dose maior de glicose.

Alimentação e fibromialgia
Hoje (28/5), a partir das 19h30, o Grupo de Apoio a Pacientes com Fibromialgia, da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), recebe a nutricionista Camila Costa, do InCor (Instituto do Coração), para palestra sobre a influência da alimentação na dor e no humor. O encontro faz parte da programação mensal de palestras voltadas a pacientes e familiares. A entrada é gratuita e é necessário inscrever-se pelo telefone 0/xx/11/5623-1337, com Miriam ou Jéssica. O evento será no anfiteatro Moacyr Álvaro (r. Botucatu, 862), em São Paulo.

Alimentação para pacientes com câncer
Na última sexta-feira de cada mês, às 16h, o Hospital A.C. Camargo realiza as Oficinas do Sabor. Nelas, cuidadores e pacientes com câncer aprendem a montar cardápios saudáveis, com a consultoria da chef Carla Pernambuco. Amanhã (29/5), o tema é o prazer na mesa de quem tem diabetes. Inscrições: 0/xx/11/2189-5000 (ramal 1051) ou oficinadeculinaria@hcancer.org.br.

Exames para detectar esquistossomose
Na 1ª Semana da Esquistossomose, a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo realiza até amanhã (29/5) exames para detectar e tratar a doença. Cerca de 5.000 Unidades Básicas de Saúde prestam atendimento. Quem costuma nadar ou já se banhou em águas poluídas ou com caramujos deve ir aos postos de saúde para triagem. A doença não tem sintoma claro e pode ser grave.

Mulheres com artrose no joelho
O Hospital das Clínicas de São Paulo recruta mulheres com artrose nos joelhos para pesquisa. O objetivo é avaliar os benefícios do treinamento físico em academia com uso de creatina. Para participar, é preciso ter de 50 a 60 anos, estar na menopausa, ter diagnóstico comprovado e apresentar radiografia compatível com a doença. Haverá aulas três vezes por semana. Inscrições: 0/xx/11/3069-8022, das 7h às 10h.


[...] SEGUNDO DADOS INTERNACIONAIS, 50% DAS MULHERES TERÃO CISTITE DURANTE A VIDA E ATÉ 20% DESTAS TERÃO CISTITE RECORRENTE


Fisioterapia ginecológica
A Universidade São Judas Tadeu oferece fisioterapia ginecológica e obstétrica a mulheres com incontinência urinária ou no pós-operatório de câncer de mama que apresentem sintomas de dor, diminuição dos movimentos do braço, inchaço e alterações de circulação. Há também tratamento para as que fizeram cirurgia oncoginecológica (mama, útero, vulva e ovário) ou que necessitam de cuidados especiais por terem câncer avançado. Inscrições na clínica (r. Taquari, 546, bloco B, São Pauo), de segunda a sexta, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 22h, e pelo tel. 0/xx/11/2799-1659, até 15/6.

Orientação para fumantes
A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo mede hoje (28/5) a contaminação de fumantes por monóxido de carbono e orienta a população sobre os males do cigarro. A ação busca encaminhar os dependentes de cigarro para tratamento. As pessoas poderão ainda fazer um teste para avaliar a dependência. O evento será das 9h às 15h, no Pátio do Colégio, região central de São Paulo.

Banco de leite busca doações
Os estoques do Banco de Leite do Hospital do Servidor Público Estadual estão em baixa. O alimento é fundamental para o desenvolvimento dos prematuros internados na UTI. O ato beneficia a doadora, que volta ao peso mais rápido e reduz o risco de câncer de mama. Interessadas devem ligar para 0/xx/11/5088-8172. A instituição possui sistema de retirada do leite na casa da doadora.

Reciclagem de pneus de bicicletas
Em parceria com o Instituto Via Viva, a Caloi recicla pneus de bicicletas. Nas centrais de triagem, pessoas com deficiência mental ou física ou em situação de risco social fazem a separação do resíduo. Há cinco pontos de coleta em São Paulo: na Ciclo Ravena (r. Diogo Jácome, 690, Vila Nova Conceição), na Blue Bike (av. Diógenes Ribeiro de Lima, 3.040, Alto da Lapa) e em três unidades da Bike North (r. Conselheiro Moreira de Barros, 596, Santana; av. Lins de Vasconcelos, 2.304, Vila Mariana, e r. Maria Cândida, 776, Vila Guilherme).


Texto Anterior: Neurociência - Suzana Herculano-Houzel: Sarna para se coçar
Próximo Texto: Rosely Sayão: Educação em poder do Estado
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.