São Paulo, quinta-feira, 28 de junho de 2007
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Em casa

Escovas de cabelo podem ser limpas com sabão ou álcool

Para evitar a contaminação, escovas e pentes de cabelo devem ser limpos pelo menos uma vez por semana.
Os fios de cabelo que ficam presos podem ser removidos com uma escova pequena (de dente ou de pia, por exemplo). Depois, o ideal é lavar o pente ou a escova com água e sabão e deixar secar bem antes de guardar. Para limpar mais profundamente e eliminar também as impurezas imperceptíveis, uma higienização com álcool ou com detergente é a recomendação de Ricardo Cassolari, proprietário do salão L'Autre Femme, em São Paulo.
É importante que as escovas sejam guardadas sempre secas após o uso -especialmente as de madeira ou com cerdas naturais, que, se forem armazenadas úmidas, podem mofar e virar espaço para a proliferação de fungos e micoses.
Segundo a dermatologista Solange Pistori Teixeira, da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), escovas e pentes devem ser de uso individual para evitar o contágio de doenças como a dermatite seborréica. "Existe o risco de contato com determinadas micoses do couro cabeludo e de contaminação de piolhos", alerta.
A periodicidade da troca de escovas e pentes varia de acordo com a quantidade de vezes que são usados. Vale a pena estar atento ao seu estado, pois, quando desgastados, podem quebrar mais os fios.


Texto Anterior: Compare
Próximo Texto: Livros
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.