São Paulo, quinta-feira, 28 de setembro de 2006
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pergunte aqui

ESTRIAS NAS UNHAS
"Tenho 70 anos e todas as minhas unhas apresentam estrias no comprimento. Quando aparadas, elas se transformam em serrilhas, que me irritam quando manuseio tecidos. Como corrigir isso?"
HARLY LOURENÇO ALVES (Guaxupé, MG)

De acordo com a dermatologista Luciane Scattone, as alterações das unhas podem tanto ser conseqüência do uso de produtos químicos como originadas por patologias, como doenças da tireóide e cardiopatias. "Seria aconselhável uma avaliação com um dermatologista para excluir alguma causa orgânica", afirma. Enquanto isso, a recomendação da médica é o uso de algum creme com uréia. "Isso deverá amenizar o quadro."

PETER PAN
"Sofro de uma doença rara que leva a uma deficiência hormonal em que as glândulas endócrinas não fabricam a testosterona. Tenho 28 anos e aparento ter 16 anos. Tomo hormônio há dez anos. Se eu parar de usar de uma vez por todas, terei a síndrome do "Peter Pan", que não envelhece nunca? Isso pode afetar a minha saúde?"
HENRIQUE MENDES DA SILVA (Uberaba, MG)

De acordo com a endocrinologista Alessandra Rascovski, da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, a doença se chama panhipopituitarismo, que é a diminuição ou ausência dos hormônios produzidos pela parte anterior da glândula pituitária. Em casos como esse, a interrupção do tratamento com hormônios pode levar a uma série de problemas. "Sem os hormônios sexuais, o homem pode ter diminuição do desejo sexual ou impotência, diminuição dos pêlos, pouca barba, massa muscular diminuída, perda de massa óssea e falta de energia." A insuficiência da pituitária geralmente é gradual e começa com a perda da secreção do hormônio do crescimento e dos hormônios sexuais. Com o tempo, também afeta a produção do TSH, o que provoca hipotireoidismo, do ACTH (hormônio adrenocoorticotrófico) e da prolactina. "O hipotireoidismo não tratado pode ocasionar pele seca, cansaço fácil, intolerância ao frio, intestino preso, inchaço e diminuição dos batimentos cardíacos", afirma a médica. Já a insuficiência adrenal (ACTH) pode não levar a nenhum sintoma, exceto nos períodos de estresse, quando o paciente pode sentir fraqueza, náuseas e alteração de pressão arterial.


Texto Anterior: Outras idéias - Michael Kepp: Casulo e borboleta
Próximo Texto: Ingredientes: Tamarindo integra receitas asiáticas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.