São Paulo, quinta-feira, 29 de março de 2001
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

pergunte aqui

Quero ser grande
"Fiz 16 anos no mês passado. Tenho 1,73 m, mas gostaria de ser mais alto. Devo procurar um endocrinologista? Existe tratamento para me ajudar a crescer?"
Luís Júnior, Pirangi, SP
Só é possível fazer tratamento para crescer até o fechamento das cartilagens de crescimento, o que acontece por volta dos 18 anos. "Há várias formas de tratamento. Pode-se usar até o próprio hormônio do crescimento, se for necessário", diz Fadlo Fraige Filho, endocrinologista-chefe da Beneficência Portuguesa (SP). Mas, para responder melhor à sua pergunta, seria necessário saber a altura de seus pais. "Além da tendência genética, outros fatores influenciam a estatura de um indivíduo", diz o endocrinologista João Régis Carneiro, do Hospital Samaritano (RJ). Para estimar se você ainda vai crescer, é preciso saber o grau de maturação sexual e sua idade óssea, que é obtida com radiografia de mãos e punhos. "Você já alcançou uma altura superior à média dos brasileiros. Se procurar um endocrinologista, ele poderá esclarecer suas dúvidas, mas, provavelmente, terá pouco a oferecer do ponto de vista terapêutico", afirma Carneiro.

Adolescente na sauna
"O clube que frequento faz restrições ao uso da sauna por menores de 16 anos. Gostaria de saber se a sauna não é recomendável para essa faixa etária e por que."
Antônio Gomes de Oliveira, Belo Horizonte, MG Adolescentes podem frequentar saunas com acompanhantes responsáveis, desde que as regras de segurança sejam respeitadas, como a adoção de portas com possibilidade de abertura dos dois lados e relês de controle eficientes. "Não acho recomendável o uso da sauna por crianças. E, para adolescentes, a sauna é desaconselhável porque, por atitudes de bravata ou exibicionismo, eles terminam colocando a saúde em risco", diz o pediatra Jamal Wheba, da Beneficência Portuguesa.

Cloro no cabelo grisalho
"Qual a ação do cloro de piscina sobre os cabelos grisalhos? É ele o responsável pela cor amarelada após o banho de sol? É possível neutralizar esse efeito desagradável?"
Eunice Leite Lagrasta, São Paulo, SP O cloro da piscina pode causar coloração amarelada ou esverdeada nos cabelos. "Esse efeito pode ser neutralizado com o uso de loções ou xampus que contenham tiossulfato de sódio ou azul de metileno", ensina o dermatologista Leonardo Abrucio Neto, da Beneficência Portuguesa. Já a cor amarelada após o banho de sol ocorre por causa da ação da radiação ultravioleta sobre os cabelos. "Para evitar tal efeito, deve-se usar filtro solar nos cabelos (com fator de proteção acima de 15), sob a forma de xampu ou spray", diz Abrucio Neto.


Texto Anterior: Quem diria!
Próximo Texto: Cursos que formam cozinheiras "light"
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.