São Paulo, quinta-feira, 29 de março de 2001
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

alecrim

Pupunha é bom para o paladar e a ecologia

Palmito ecológico. É assim que especialistas em agricultura e meio ambiente caracterizam o pupunha, obtido dos caules da pupunheira, uma imponente palmeira nativa da América tropical que chega a atingir 20 metros de altura. A classificação é merecida. Quando se corta o tronco de uma palmeira para extrair palmito-juçara ou açaí, os mais conhecidos dos mestres-cucas, ele não volta a crescer. Já os caules da pupunheira voltam a se desenvolver depois de cortados. Na receita abaixo, o saboroso palmito pupunha ganha um parceiro especial, cujo sabor também é inconfundível: o alcaparrone, uma espécie de alcaparra "gorducha" que pode ser fatiada.

Palmito assado
Calorias (por porção): 166,8; proteínas: 2,4 g; lipídeos: 15,2 g; carboidratos: 4,9 g

Ingredientes (para 4 porções)
1 palmito pupunha (vendido descascado em bandeja), 4 colheres (sopa) de manteiga, 50 g de alcaparras, 50 g de alcaparrones fatiados e salsinha para decorar. Observação: tanto o palmito pupunha quanto os alcaparrones podem ser encontrados em grandes supermercados e lojas de importados.

Como se faz:
Embrulhe o palmito em celofane para assados ou em papel-alumínio e leve para assar em forno médio ou braseiro por cerca de 20 min. Enquanto isso, aqueça a manteiga em uma frigideira, junte as alcaparras e os alcaparrones fatiados e refogue-os rapidamente, só para a manteiga ganhar sabor e aroma. Corte o palmito já assado, regue-o com o molho de manteiga e salpique salsinha. Sirva como acompanhamento para assados. Receita da Churrascaria Rodeio.


Texto Anterior: Tire vantagem das especializações médicas
Próximo Texto: Boquiaberto: Livro classifica os vinhos brasileiros
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.