São Paulo, quinta-feira, 29 de novembro de 2007
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

imunização

não adianta fugir

Adultos também precisam tomar algumas vacinas; saiba quais são e quando é hora de encarar a seringa

PRISCILA PASTRE-ROSSI
DA REPORTAGEM LOCAL

A b oa, velha -e amarelada- caderneta de vacinação pode até estar completa, com todas as lacunas preenchidas. Mas, se a vacina contra tétano e difteria tiver sido tomada há mais de dez anos, não há como escapar: para estar imunizado novamente, é preciso tomar outra dose da dT -também chamada de vacina dupla tipo adulto- a cada dez anos, para o resto da vida.
Para quem acha bobagem voltar a encarar a seringa, Helena Sato, coordenadora da divisão de imunização da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, lembra que o tétano, uma das doenças mais perigosas com vacina disponível na rede pública, é fatal em 40% dos pacientes contaminados.
Outro caso de vacina com "prazo de validade" é a que age contra a febre amarela. Quem mora ou vai para locais de risco de contágio dessa doença também precisa reforçar a medicação a cada dez anos. Agora, se a caderneta estiver incompleta -ou, pior, se ela tiver sido perdida e houver dúvidas sobre ter tomado ou não determinadas vacinas-, é melhor ir a um posto de saúde para garantir a imunização. Para ficar protegido contra sarampo, caxumba e rubéola, por exemplo, é preciso checar se foram tomadas as duas doses da tríplice-viral. Se não foram, ou se a pessoa não tem certeza de que foi vacinada, ainda dá para se imunizar na vida adulta.
O cuidado vale principalmente para mulheres que pretendem engravidar e que ainda não foram vacinadas contra rubéola ou nunca tiveram a doença. Só com essa providência o bebê ficará protegido da síndrome da rubéola congênita, que pode afetar o seu desenvolvimento. A boa notícia é que, a seguir, é possível conferir quais vacinas estão previstas no calendário de vacinação do adulto e do idoso elaborado pelo Ministério da Saúde. A má é que é melhor preparar o braço para receber a picada: não há vacina em gotinhas para gente grande.


Texto Anterior: Ravióli de gruyère ao pesto de alface
Próximo Texto: Veja quais vacinas os adultos devem tomar
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.