São Paulo, quinta-feira, 29 de novembro de 2007
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dia-a-dia - Em casa

Edredon pode ser lavado com pouco sabão e não deve ser passado a ferro

E le foi um ótimo companheiro das noites de inverno, mas chegou a hora de dar um jeito naquele edredon fofo e quentinho sobre a cama. Como a idéia é mantê-lo em forma até a próxima temporada de frio, antes de ser guardado no armário, ele precisa passar por uma boa lavagem.
Os edredons não devem ser lavados a seco, mas, se forem muito grandes, com recheios de gramatura alta, é necessário mandá-los à lavanderia. "As máquinas de lavar domésticas não conseguem lavar por igual esses edredons mais pesados", afirma Ester dos Santos Izidio, do departamento de desenvolvimento de produtos da Zêlo, rede especializada em roupas de cama, mesa e banho, de São Paulo. Se a peça for menos volumosa e, ao ser colocada na máquina de lavar, ficar totalmente coberta com água, pode ser lavada em casa.
Izidio recomenda usar sabão em pó sem componentes alvejantes e em pouca quantidade, porque as peças acolchoadas absorvem muita espuma.
Não é indicado deixar o edredon de molho nem levá-lo à secadora de roupas. Ele deve ser estendido para secar em algum local onde bata sol.
Depois, é só dobrá-lo sem passar a ferro, para não achatar as fibras do recheio.
Para guardar o edredon, escolha um local seco e arejado. A peça pode ser envolvida em plástico translúcido, para evitar acúmulo de pó, mas não deve ficar totalmente no escuro.


Texto Anterior: Comportamento x nota
Próximo Texto: Compare
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.