São Paulo, quinta-feira, 30 de abril de 2009
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EM CASA

Produtos abrasivos, como saponáceos, podem corroer o interior dos fornos

Fabricantes de fornos são unânimes em desaconselhar o uso de esponjas de aço, "limpa-fornos" e saponáceos em sua manutenção -sejam os aparelhos a gás ou elétricos, autolimpantes ou não.
"A consumidora brasileira é aficionada por limpeza. Por isso e pela grande oferta de produtos nas gôndolas, compram produtos contraindicados", diz Alessandra Couto, gerente de produto da Eletrolux. Eles podem danificar o esmalte que promove a limpeza em fornos autolimpantes e, nos convencionais, corroer o interior.
Para limpar o forno, retire o plugue da tomada e remova a sujeira do interior com um pano, água morna e detergente. A gordura sairá mais facilmente com o interior morno.
O revestimento autolimpante nada mais é que uma superfície que queima a gordura que cair sobre ela. Assim, ela vira fuligem, facilmente removível.
Já na base do forno e em superfícies não autolimpantes, substitua o pano por uma esponja e esfregue. Ao final, ligue o forno para queimar os resíduos, diz Rose Rogério, do fabricante Whirlpool.
Resíduos de açúcar, leite, cremes e tomate que respingarem nas paredes devem ser limpos imediatamente para não estragar o esmalte, assim como eventuais transbordamentos.
Quem usa o forno só para bolos e afins pode limpá-lo uma vez ao mês. Já os que preparam carnes e assados devem fazê-lo a cada dois usos.


Texto Anterior: Aposentado toma leite em vez de água
Próximo Texto: Livros
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.