São Paulo, quinta-feira, 30 de novembro de 2006
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pergunte aqui

ÁCIDO RETINÓICO
"Há dois anos, uso todas as noites um creme à base de ácido retinóico. De um ano para cá, apareceu uma mancha avermelhada na região do nariz. Tentei passar mais hidratante, mas não funcionou. Qual seria a solução?"
MARA PLUT (São Paulo - SP)

De acordo com a dermatologista Luciane Scattone, o uso constante do ácido retinóico pode gerar, em pessoas com peles mais sensíveis, o aparecimento de teleangiectasias. "São pequenos vasos, muitos finos, que podem aparecer isoladamente ou serem confluentes, assemelhando-se a pequenas "aranhas"." Segundo ela, esses vasinhos, embora sejam incômodos esteticamente, não causam danos à saúde. "O ideal seria suspender o uso do ácido e procurar um dermatologista para que o profissional faça uma reavaliação da utilização e da freqüência do uso do produto e um diagnóstico mais preciso. Se houver indicação médica, sessões de laser ou de luz pulsada podem eliminar essa manchinha", afirma Scattone.


Texto Anterior: Outras idéias - Anna Veronica Mautner: Auto-ajuda
Próximo Texto: Correio
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.