São Paulo, quinta-feira, 30 de novembro de 2006
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

inspire respire transpire

Treino sem neve

Antes de fazer as malas para a temporada de esqui no hemisfério Norte, é preciso preparar o condicionamento físico e adaptar o corpo aos movimentos do esporte; academias têm programas específicos

FLAVIA GALEMBECK
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Enquanto boa parte dos brasileiros disputa um lugar ao sol nas praias, um pequeno mas crescente grupo finaliza os últimos preparativos antes de embarcar para a temporada de neve no hemisfério Norte. Mas, diferentemente do que muitos acreditam, é necessário ter um nível mínimo de condicionamento físico para esquiar com segurança. "Muitas pessoas se machucam no primeiro dia porque não têm resistência física", afirma o ex-campeão brasileiro de esqui alpino e comentarista do canal pago ESPN, André Spínola, 30.
Chegar sedentário à montanha pode significar maior tempo de adaptação à menor quantidade de oxigênio no ar, cansar-se mais rapidamente e aumentar as chances de lesões. Em você e nos outros.
Que o diga a advogada Lucy Silva Prado Arnhold, que, em fevereiro de 1999, aos 49 anos, sofreu a primeira lesão ao ser atropelada por um outro esquiador brasileiro na Itália. Por falta de condicionamento, o homem não conseguiu fazer uma curva na pista de esqui alpino (uma das modalidades mais conhecidas no Brasil).
"As pernas dele travaram, e ele não conseguiu flexioná-las por causa da combinação de cansaço e de falta de condicionamento físico. Minha tíbia e meu perônio foram quebrados. Passei por uma cirurgia e por vários meses de fisioterapia."

Começando do zero
A preparação física para uma temporada de esqui inclui fortalecimento muscular, condicionamento cardiorrespiratório e, principalmente, simulação de movimentos do esporte.
Para Alexandre Lopes Dias, fisioterapeuta, doutor em biomecânica pela USP (Universidade de São Paulo) e treinador de bobsled (espécie de corrida de trenós), quem nunca esquiou e é sedentário deve fazer um treinamento de força muscular, três vezes por semana, para desenvolver habilidade motora e massa muscular por, no mínimo, seis a oito semanas antes do embarque.
"Nas quatro primeiras semanas, o indivíduo deve se concentrar no trabalho de força. Depois, nas outras quatro semanas, o foco deve passar para o trabalho específico, e a musculação fica mais leve", complementa o personal trainer José Luís Ribeiro.
Como no país não há neve, é impossível fazer uma preparação completa. A saída é fracionar os movimentos usando cama elástica ou bolas para que, ao chegar na neve, eles estejam "gravados" na memória do corpo. Segundo Ribeiro, a adaptação dos movimentos no gelo leva de um a quatro dias.
O treinamento deve priorizar os membros inferiores (quadril, coxa e joelho), mas o resto do corpo não deve ser negligenciado, especialmente a musculatura lombar (o tronco), a cintura pélvica (quadris) e a cintura escapular (musculatura dos ombros), que são usadas principalmente na sustentação do corpo e nos movimentos para restaurar o equilíbrio.
Exercitar a contração isométrica (movimentos que trabalham simultaneamente as duas pernas ou os braços) e trabalhar o equilíbrio usando bolas ou outros equipamentos também ajudam a estimular o controle muscular que será empregado, por exemplo, nas descidas, em que as pernas ficam paralelas nos esquis.
Além disso, deve haver ao menos uma atividade aeróbica, como corrida ou ciclismo, para ajudar a aumentar a resistência. "Desenvolver uma boa capacidade cardiorrespiratória é fundamental para quem planeja se exercitar na altitude, em que há menor oferta de oxigênio. Um indivíduo fisicamente ativo consegue se adaptar mais rapidamente ao ar rarefeito", explica Dias, acrescentando que a resposta cardiorrespiratória costuma vir antes mesmo da muscular.
Depois que a base está preparada, resta chegar à neve e se concentrar no aprendizado de como manter o equilíbrio e dominar os conceitos básicos da prática de esqui. "Ficar em pé é difícil. Cair é uma certeza. Então, o melhor é se preparar para que a queda seja suave", acrescenta Dias.
ONDE TREINAR
Alto Leblon Centro Esportivo tel. 0/xx/21/2294-8045



Texto Anterior: Correio
Próximo Texto: A caminho do mar
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.