São Paulo, quinta-feira, 31 de janeiro de 2008
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Poucas e boas

Maconha é mais cancerígena que cigarro, diz estudo

Mateusz Atroszko/SXC
ERVA PERIGOSA
Cannabis sativa, matéria-prima dos baseados, ligados por estudo ao câncer de pulmão


Um cigarro de maconha equivale a 20 cigarros de tabaco no que diz respeito ao risco de causar câncer de pulmão, afirma um estudo da Nova Zelândia.
De acordo com os pesquisadores, que publicaram o trabalho na revista "European Respiratory Journal", a maconha lesa mais as vias aéreas porque sua fumaça contém o dobro de substâncias cancerígenas dos cigarros de tabaco.
O próprio método de consumo aumenta o risco, já que os baseados são normalmente fumados sem um filtro adequado e até a ponta, o que aumenta a quantidade de fumaça inalada. O fumante de maconha traga mais longa e profundamente, o que facilita o depósito das substâncias cancerígenas nas vias aéreas.
Apesar de estudos já terem demonstrado antes que a maconha causa câncer, poucos haviam estabelecido uma relação forte entre o uso da droga e a real incidência do câncer de pulmão.
Foram entrevistados 79 pacientes com câncer de pulmão. Os resultados mostraram que o risco de desenvolver a doença foi 5,7 vezes maior entre os que fumavam mais do que um baseado por dia por dez anos ou dois baseados diários por cinco anos. Para os cientistas, apesar de o estudo abranger um grupo relativamente pequeno de pessoas, ele mostra claramente que o fumo prolongado de maconha aumenta o risco de câncer de pulmão.

Cuidados com o som alto no Carnaval
Carnaval combina com samba e trio elétrico. Mas vale a pena não ficar muito perto do som e tomar cuidado com o excesso de barulho, que pode causar perda auditiva e zumbido, alerta a SBO (Sociedade Brasileira de Otologia), que lança a 5ª edição da Campanha Nacional da Saúde Auditiva. Enquanto o ouvido humano suporta até 85 decibéis, medições feitas no Carnaval baiano chegam a apontar uma intensidade sonora de 110 decibéis, próxima à de uma turbina de avião. A aparelhagem de som usada atualmente atinge até 120 decibéis. Exposições acima do tolerado podem causar lesões ao ouvido, muitas vezes irreversíveis, levando à perda auditiva.

Infectados recentes pelo HIV são jovens
Um estudo feito com 485 portadores do vírus HIV diagnosticados na cidade de São Paulo mostrou que a maior proporção de casos de infecção recente coincidia com a faixa etária mais jovem, abaixo de 25 anos. Os resultados da pesquisa, feita na Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), sugerem que as medidas de prevenção devem ser reforçadas entre a população mais jovem. O perfil dos participantes mostra que a maioria é homem, solteiro, com idade entre 25 e 45 anos e infecção por via sexual.

Cursos para gestantes no Jabaquara
Dois hospitais na região do Jabaquara, em São Paulo, estão com inscrições abertas para cursos gratuitos para gestantes (foto), que abordarão questões sobre a gravidez e os cuidados com o bebê. O curso da Maternidade e Hospital da Criança (r. das Perobas, 295) será em quatro aulas, em 8/2, 13/2, 20/2 e 26/2. Inscrições pelo site www.nsl.com.br ou pelo tel. 0/xx/11/5018-4436. Já o curso do Hospital Santa Marina (av. Santa Catarina, 2.785) será nos dias 16/2 e 23/2. Inscrições: tel. 0/xx/11/5563-5000, ramais 127 e 128.

Aulas de artes corporais
De 11/2 a 15/2, o estúdio Nave (r. Luis Anhaia, 47, São Paulo, tel. 0/xx/11/3032-3497; www.estudionave.com), voltado para prática, ensino e pesquisa de artes do corpo, oferecerá aulas gratuitas de pilates, danças e ioga (foto), entre outras. Inscrições pelo e-mail contato@estudionave.com. Vagas já abertas (e limitadas).

Palestra para profissionais de saúde
O Hospital e Maternidade São Cristóvão oferecerá no dia 8/2, das 9h às 11h, uma palestra gratuita voltada para profissionais de saúde sobre o tema "Perdas e luto", na r. Terenas, 161, São Paulo. A aula será ministrada pelo psicooncologista Marcelo Gianini, mestre pela PUC-SP e especialista no tema. As inscrições já estão abertas e devem ser feitas pelo tel. 0/xx/11/6129-7617.



Texto Anterior: Livros
Próximo Texto: Rosely Sayão: Hora de ir à escola
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.