Índice geral Especial
Especial
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Escolas ensinam a palestrar e a participar de reuniões

Executivos estão entre os que mais procuram exercícios práticos para apresentações em público e convenções; aulas simulam situações reais

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Esticar o vocabulário para uma área de atuação profissional não é a única especialização disponível no mercado. Na complexa rede de cursos profissionais de idiomas, uma categoria tem se mostrado especialmente vitaminada: as aulas práticas para palestras e para apresentações em público.

Em geral, esse é um tópico dos programas voltados para negócios, como o curso Business Communication Skills, do Berlitz. Em uma carga de 32 horas, o aluno faz exercícios para desenvolver negociações, participar de reuniões e simula apresentações para plateias.

Há também cursos particulares, como a Dank Languages, consultoria que oferece programas práticos em idiomas para profissionais e empresas.

"Muitas vezes, o executivo nos procura para desenvolver habilidade em apresentações, mas então percebemos que ele tem uma carência maior no vocabulário de negócios e acaba fazendo o programa inteiro", afirma Mariza Gottdank, professora e criadora do Dank Languages.

O diretor comercial Gustavo Chim, 43, buscou o curso para adquirir proficiência. "Como trabalhamos com uma multinacional, senti necessidade."

Pouco depois de começar o curso, Chim teve de fazer, no trabalho, uma palestra. Considera que sua desenvoltura foi "rudimentar".

Agora, sente-se mais confiante. "Logo terei de fazer outra apresentação. Sinto que estou mais preparado", conclui. (DENERVAL FERRARO JR.)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.