Índice geral Especial
Especial
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Tiro com arco

Sarah Nikitin

Fã da trilogia 'O Senhor dos Anéis', arqueira adia faculdade na USP e adota o interior em busca de medalha na Olimpíada do Rio

MARCEL MERGUIZO
DE SÃO PAULO

"Arqueira da seleção brasileira permanente que tenta cursar letras ao mesmo tempo e gosta de desenho e humor." É dessa maneira que Sarah Nikitin, 23, se descreve em seu perfil no Twitter.

As redes sociais são uma boa forma de conhecer a estudante da USP, considerada promessa do tiro com arco.

"Ela é caseira, gosta de ficar com os amigos, de mexer no computador e sempre estudou muito. Até começar no tiro com arco, aos 14 anos, não gostava muito de esporte", afirma sua mãe, Odete.

Atualmente, Sarah mora e treina com a seleção em Campinas. Mas descobriu a modalidade em São Paulo, graças a J. R. R. Tolkien.

O escritor nascido na África do Sul e criado na Inglaterra é autor de "O Senhor dos Anéis". Sarah é fã da trilogia. E a admiração por um dos personagens, o elfo-arqueiro Légolas, levou-a ao esporte.

"Eu não conhecia o arco e flecha como esporte. Já tinha visto o filme, lido o livro e, um dia, estava lendo uma reportagem. A revista falava de uma arqueria [onde se pratica a modalidade]. Fui conhecer, passei a entender e gostei bastante", lembra Sarah.

O clube que a futura atleta conheceu foi o Bandeirantes. Pouco mais de três anos depois, Sarah representava o Brasil no Pan do Rio, em 2007.

Em seguida, a carreira deu uma pausa. Sem patrocínio, precisando se submeter a uma cirurgia na vesícula e sem vaga em Pequim-2008, Sarah resolveu estudar.

"Só fui me dar conta que podia me classificar para Pequim em cima da hora. Não deu tempo", diz a arqueira.

Em 2009, voltou ao esporte e tornou-se campeã brasileira. Depois, retornou à seleção e foi a primeira do país a romper a marca de 1.300 pontos, com recorde de 1.305.

Então, trancou a faculdade de letras, na USP. "Gosto tanto [de estudar] que decidi fazer corretamente. Não vou abandonar a área. Quero me especializar, fazer pesquisa, ter uma carreira", afirma.

De volta ao esporte, participou de mais um Pan, no ano passado, em Guadalajara. Em abril, Sarah ainda tem chance de se classificar para a Olimpíada de Londres. Mas seu foco é o Rio. "Em 2016, quero ganhar uma medalha."

"Podemos considerar a Sarinha uma promessa. Sua atitude nos telegrafa uma atleta focada", diz Renato Emílio, arqueiro com quatro participações olímpicas.

O treinamento de Sarah na seleção permanente, desde o ano passado, é coordenado por Heesik Lim, da Coreia do Sul, potência no esporte.

A arqueira do Palmeiras já sente melhoria técnica e física do treinamento com Lim. E diz que a nova fase, com o coreano, a mantém mais motivada. Agora, não por "O Senhor dos Anéis", mas pelos próprios anéis olímpicos.

QUEM É

NOME Sarah de Oliveira Nikitin

NASCIMENTO 27.dez.1988, em São Paulo (SP)

PESO E ALTURA 74 kg e 1,70 m

CLUBE Palmeiras

ESCOLARIDADE Curso de letras na USP (trancado)

TWITTER @SahNikitin

ÍDOLO Park Sung-hyun, arqueira coreana

HOBBY Literatura inglesa e sair com amigos

MÚSICA De Kings of Convenience a Katy Perry, de Foo Fighters a Zé Ramalho

QUESTIONÁRIO

O que estava fazendo quatro anos atrás?

Não treinava todos os dias, não tinha acompanhamento constante de um técnico. Não tinha objetivo nem confiança. Em 2008, após não conseguir a vaga olímpica, parei de treinar.

Como se vê em 2016?

Tenho na minha mente conquistar uma medalha nos Jogos Olímpicos do Rio. Estou consciente.

Recebe apoio?

Não tenho apoio, e a seleção não tem patrocínio. Recebo moradia, alimentação e ajuda de custo da confederação (R$ 2.200) e bolsa-atleta do governo (R$ 925).

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.