Índice geral Especial
Especial
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Ciclismo

Priscilla Carnaval

Seguidora do irmão mais velho, ciclista, destaque do bicicross, agora planeja alçar voos mais altos no supercross

DE SÃO PAULO

A sorocabana Priscilla Carnaval, 18, não titubeia ao dizer que seu irmão, Douglas, 19, é seu maior ídolo.

E foi por causa dele que a atleta decidiu dar suas primeiras pedaladas no Centro Esportivo André Matiello, em Sorocaba (SP), um dos polos do BMX no Brasil.

Priscilla tinha só sete anos quando viu pela primeira vez as pequenas bicicletas voando na pista. Estava acompanhada do irmão, que logo se apaixonou pelo esporte. Foi o gatilho para a menina se apaixonar também.

"Minha mãe queria que eu fizesse balé, mas eu não queria de jeito nenhum. Sempre vi meu irmão como um espelho. Sempre quis fazer o que ele queria", afirma a ciclista.

Com o irmão, começou a alimentar o sonho de disputar provas fora do país. Sem um treinador, os dois acompanhavam o desempenho de atletas estrangeiros por DVDs e tentavam evoluir juntos.

Mais tarde, Priscilla e Douglas foram convocados para integrar a seleção brasileira.

No ano passado, o esporte deu a Priscilla a oportunidade de morar no exterior e de treinar sob o comando do francês Thomas Allier, bicampeão mundial de BMX.

Bancada pelo programa Solidariedade Olímpica do Comitê Olímpico Internacional, a ciclista passou cinco meses em Aigle, na Suíça, onde a União Ciclística Internacional mantém um dos melhores centros de treinamento do esporte do mundo.

Além de treinar, Priscilla também teve a chance de disputar etapas do Campeonato Europeu. Em junho de 2011, foi campeã da oitava etapa.

"Nem eu entendi como passei as meninas. Larguei em quarto e fui pulando as rampas tranquila, sem pensar em ninguém", conta. "Quando passei a curva, eu estava em primeiro. Fiquei contente por ter vencido."

Agora, a meta é literalmente alçar voos mais altos. A atleta quer fazer a transição do bicicross, versão do BMX com rampas de seis metros, para o supercross, modalidade olímpica que tem obstáculos mais altos (até 15 metros).

Priscilla lamenta ter perdido o Mundial de supercross no ano passado. Pouco antes, quebrou seu dedo.

"Tem muita menina boa do bicicross que não se arrisca, mas meu sonho é correr no Mundial de supercross", diz.

A partir deste ano, a atleta poderá treinar a prova olímpica no Brasil. A Confederação Brasileira de Ciclismo finaliza a construção de uma pista de supercross em Londrina (PR).

QUEM É

NOME Priscilla Andréia Stevaux Carnaval

NASCIMENTO 2.dez.1993, em Sorocaba

PESO E ALTURA 56 kg e 1,55 m

CLUBE Clube Sorocabano

ESCOLARIDADE 3º ano do ensino médio

TWITTER @prififtytwo

ÍDOLOS Douglas Carnaval, seu irmão

HOBBY Desenhar

MÚSICA Quase todas, só não gosta muito de pagode e funk

QUESTIONÁRIO

O que estava fazendo quatro anos atrás?

Em 2008, eu assisti à Olimpíada. Eu já corria de bici-cross e estava eufórica com a competição. Fui à casa de um amigo meu para assistir.

Como se vê em 2016?

Eu estou me preparando desde já. Se Deus quiser, vai ser um show. Espero estar bem para representar bem o país. Quero ser finalista, mas o que eu mais quero é ganhar medalha.

Recebe apoio?

Ganho bolsa atleta do governo federal. Tenho ajuda do COB para viagens, estadia, alimentação. Desde o ano passado, a confederação de ciclismo ajuda na manutenção da bike.

(MARIANA BASTOS)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.