Índice geral Especial
Especial
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

0 a 2 anos

Com a mão na massa

Nessa etapa, as crianças precisam de estímulos relacionados à percepção, como olhar, tocar e sentir

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
DE SÃO PAULO

Aurora, 1, aprendeu com a mãe a brincar com a comida. Juntas, elas misturam sal, farinha, óleo e vinagre para criar uma massinha de modelar caseira, que pode ganhar cor com a adição de corante comestível -e ser levada a boca sem problemas.

A atividade, que não exige um tempo longo para ser colocada em prática, é bastante adequada para a faixa etária em que está a menina.

"E ela adora, acha muito divertido", conta Milena Codato, 33, a mãe de Aurora.

Nessa fase, as crianças precisam de estímulos relacionados à percepção -como olhar, tocar e sentir os mais variados gostos e objetos possíveis. É a hora de desenvolver o que Jean Piaget chamou de "afetos perceptivos".

"Quando podem se desenvolver plenamente, esses afetos se transformam no que conhecemos como produção e apreciação estética e gastronômica", explica Lino de Macedo, professor aposentado e especialista em Jean Piaget.

A massinha de modelar caseira é um bom exemplo. Ela permite experimentar diferentes texturas, cheiros e formas, além de ajudar no desenvolvimento da coordenação motora da criança.

Também é interessante que a mãe coloque músicas e cante para o bebê, faça mímica com bonecos, dedoches e fantoches, conte pequenas histórias e as dramatize, exagerando nos movimentos para que a criança preste atenção e possa interagir.

"O básico é sentar-se no chão e brincar com o bebê", explica Ana Maria Escobar, do Instituto da Criança.

DIA A DIA

Mas não são apenas atividades mais demoradas que podem ser desenvolvidas com os filhos nessa idade.

Uma volta rápida pelo bairro pode ser uma atividade lúdica com a ajuda da mãe.

"Ela pode parar e mostrar as árvores, as casas, chamar a atenção da criança para um som. Mesmo que o bebê não entenda o significado, vai desenvolvendo a sensibilidade", diz Macedo.

Uma hortinha com temperos variados, como alecrim, manjericão, sálvia e salsinha, pode ajudar a estimular o sentido dos cheiros e a desenvolver o paladar. A sugestão é de Maria Angela Barbato Carneiro, professora do Núcleo de Cultura e Pesquisas do Brincar da PUC-SP.

É só oferecê-los para a criança e deixar que ela leve à boca. (AK e TB)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.