Índice geral Especial
Especial
Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

O texto abaixo contém um Erramos, clique aqui para conferir a correção na versão eletrônica da Folha de S.Paulo

Número de vagas tops chega a 13 mil

Cerca de 35% delas estão em instituições do Estado de SP

Isadora Brant/Folhapress
Fã de esmaltes, Lara tenta uma vaga em economia no Insper
Fã de esmaltes, Lara tenta uma vaga em economia no Insper

FERNANDA KALENA
MARIANA RIOS
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Parte dos estudantes ignora, mas o vestibular de meio de ano é uma ótima oportunidade para concorrer a cursos bem avaliados.

Para o segundo semestre, estão com inscrições abertas quase 13 mil vagas tops em 213 graduações de 39 universidades, segundo levantamento feito pela Folha.

A lista inclui os cursos com nota 4 e 5 no Enade (as mais altas) das instituições mais bem avaliadas pelo Ministério da Educação (com 4 e 5 no IGC, o Índice Geral de Cursos).

Cerca de 35% dessas vagas (4.651) estão no Estado de São Paulo, distribuídas entre públicas (IFSP e Fatec) e particulares (como Insper e PUC-SP).

Lara Caputto, 19, quer aproveitar a concorrência menor e garantir uma vaga em economia no Insper. "Acompanho os rankings nacionais e fico de olho nos internacionais."

Órgão do MEC responsável pelas avaliações do ensino superior, o Inep orienta que, além do IGC, o aluno fique de olho também no CPC (Conceito Preliminar de Curso), uma média entre os desempenhos no Enade e a nota dada à estrutura da instituição.

Os índices estão no site emec.mec.gov.br.

Pesquisar o reconhecimento da instituição na produção de conhecimento também é importante, destaca Paulo Lima, coordenador pedagógico do cursinho CPV.

"Quem decide pela FGV sabe que a instituição está na linha de frente na elaboração de índices econômicos, como o IGPM [Índice Geral de Preços do Mercado]", diz.

Consultor em educação, Romario Davel pondera, porém, que os índices do MEC não devem ser analisados isoladamente, pois "existem faculdades que conseguem ludibriar as avaliações".

Vale lembrar que há universidades nas quais a nota do Enade não reflete o conceito real do curso, já que muitos alunos boicotam a prova.

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

Algumas instituições bem avaliadas no país com cursos tops não foram incluídas no levantamento da Folha por já estarem com as inscrições encerradas, como a Unesp.

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.