Índice geral Especial
Especial
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Glauco produziu 'arte social' em Ribeirão

Cartunista criou na cidade o Mangueirinha, criança marginalizada que representava a situação do menor infrator

Morto em 2010, Glauco foi um dos que participaram ativamente do início da Casa das Mangueiras

DE RIBEIRÃO PRETO

Os traços característicos dos desenhos não deixam dúvidas e já lembram os de personagens que seriam criados mais tarde pelo cartunista Glauco Vilas Boas.

Morto em março de 2010, o artista também foi responsável, por meio de seus trabalhos, por retratar um período específico da história de Ribeirão Preto.

Pai de personagens que se tornariam famosos, como Geraldão e Geraldinho, Glauco criou em Ribeirão o Mangueirinha, uma criança marginalizada que surgiu para representar a situação de menores infratores da cidade.

O personagem estava vinculado à ONG Casa das Mangueiras, que até hoje atende crianças e jovens.

Segundo a diretora da Casa das Mangueiras, Sueli Danhone, uma das fundadoras da entidade, Glauco foi um entre vários artistas que participaram ativamente do início da instituição.

A ONG surgiu em 1973, depois que um grupo de ativistas de direitos humanos encontrou, em um antigo posto policial de Ribeirão, cerca de 40 crianças e adolescentes presos em celas.

Uma das tirinhas feitas por Glauco, pouco depois, retratava justamente esse cenário -o posto policial, de onde, no desenho, saem pipas soltadas pelas crianças.

A ONG acabou sendo criada para abrigar esses menores. As mangueiras que existiam na área da instituição, e deram nome à entidade, também aparecem em vários dos desenhos de Glauco, ao lado de Mangueirinha.

Em 1977, a arte de Glauco também ilustrou um relatório de atividades feito pela Casa das Mangueiras.

Hoje, a ONG não atua mais com menores infratores, mas, sim, com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

O trabalho inclui oficinas culturais e de geração de renda, além de atividades socioeducativas -ocorre dentro da entidade, mas se estende às famílias das crianças.

De acordo com Sueli, a participação de Glauco na origem da ONG ainda é motivo de orgulho entre os voluntários da instituição. "Era uma pessoa suave, de cabeça aberta. Ele foi uma expansão de consciência." (LEANDRO MARTINS)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.