Índice geral Especial
Especial
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Chope é a principal 'lembrança' de Ribeirão

Em enquete na Folha.com, leitores fizeram 233 citações sobre a cidade

Leitores apontam o calor enfrentado pelo ribeirão-pretano como a segunda maior lembrança da cidade

Edson Silva/Folhapress
Fachada de unidade da Choperia Pinguim instalada no Quarteirão Paulista, no centro histórico de Ribeirão Preto
Fachada de unidade da Choperia Pinguim instalada no Quarteirão Paulista, no centro histórico de Ribeirão Preto

DE RIBEIRÃO PRETO

Um dia para não sair da lembrança em Ribeirão poderia começar com um café no centro, passeios em parques e no bosque -com direito a sorvete ou garapa em seguida- e terminar com um chope, no fim da tarde.

Essa "programação" foi preparada a partir das respostas de leitores à questão "Qual sua maior lembrança de Ribeirão Preto?", publicada na página Ribeirão-Triângulo da Folha.com.

Participaram 176 leitores, com 233 citações -alguns indicaram mais de um ponto. O resultado não tem valor de amostragem científica, e se refere somente a um grupo de leitores da Folha na internet.

Das citações, 53, ou 22,75% do total, se referiram à vida noturna e, mais especificamente, à choperia Pinguim. O local é citado em sua maioria, no entanto, por quem não mora mais em Ribeirão ou a conhece de passagem.

"Impossível não lembrar da choperia Pinguim e do calor escaldante principalmente em tempo de frio em São Paulo", disse o supervisor comercial Raimundo Costa, 49, que mora na capital.

Como ele, outros dez leitores relataram o calor como a principal memória. "Lembro-me do calor escaldante e da fuligem da queima da cana, que faziam parte da nossa rotina", diz Aline Fallaci de Almeida, 30, que morou 12 anos em Ribeirão.

Entre os pontos estão ainda a antiga fábrica da Antarctica, a sorveteria do Geraldo e o caldo de cana do João Garapeiro, no centro -é a área de Ribeirão que concentra a maior parte das citações.

Mas nem só boas lembranças foram citadas -13 disseram que a principal memória que têm da cidade são negativas, como o aeroporto, as favelas e a insegurança. (MARCELO TOLEDO E WOLFGANG PISTORI)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.