Índice geral Especial
Especial
Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Megametrópole

Santos, Campinas, Sorocaba e São José dos Campos se adensam e formam quadrilátero de expansão

Lucas Lima/Folhapress
Em S. José dos Campos, trator faz terraplanagem na Vila Ema, um dos primeiros bairros a crescer
Em S. José dos Campos, trator faz terraplanagem na Vila Ema, um dos primeiros bairros a crescer

CAROLINA MATOS
DE SÃO PAULO

A escassez e o encarecimento de terrenos no mercado paulistano têm ajudado a encurtar as distâncias entre São Paulo e cidades vizinhas.

Municípios a até 100 quilômetros da capital paulista tornam-se polos de atração de empresas e pessoas que buscam endereços com boa infraestrutura, mais baratos e que permitam manter os vínculos com São Paulo.

De olho na demanda crescente, construtoras e imobiliárias colocaram no radar algumas regiões. No mapa da "megametrópole", destacam-se Santos (a 72 km da capital), Campinas (93 km), São José dos Campos (97 km) e Sorocaba (99 km), consideradas metrópoles regionais.

Essas cidades, que representam também municípios de suas áreas de abrangência imediata -como São Vicente e Praia Grande, na Baixada Santista, e Taubaté e Jacareí, no Vale do Paraíba-, formam um quadrilátero que, na avaliação de especialistas ouvidos pela Folha, tende a se adensar cada vez mais.

"A melhora das estradas e o crescimento das economias locais também contribuíram muito para alavancar o mercado imobiliário nesse quadrilátero", diz Flavio Amary, vice-presidente do interior do Secovi-SP, sindicato que representa as construtoras.

"Com um tempo menor de deslocamento entre os municípios, mais pessoas acham que vale a pena, mesmo trabalhando na capital, morar fora de São Paulo para ter mais qualidade de vida."

Além disso, a transformação de estradas em avenidas-como a via Dutra na região de São José dos Campos- atrai condomínios para mais perto das rodovias.

As reportagens deste caderno mostram a expansão imobiliária nos vértices da megametrópole e como as cidades lidam com o crescimento.

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.