Índice geral Especial
Especial
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Lançamentos têm queda com projetos parados na prefeitura

DA ENVIADA A CAMPINAS

O mercado imobiliário de Campinas vive uma retração atípica desde meados do ano passado, provocada por circunstâncias políticas locais.

A queda no lançamento de unidades residenciais foi de 63% em 2011 ante o ano anterior, segundo dados do Geoimovel, empresa de informações imobiliárias. A cidade sofre para retomar o ritmo.

"A freada é consequência da instabilidade política", afirma Antônio de Lucca Junior, presidente da Rede Imobiliária, uma aliança entre 30 imobiliárias locais. Desde maio do ano passado, dois prefeitos caíram.

A aprovação de projetos diminuiu após denúncias de irregulares. O Ministério Público Estadual embargou obras e chamou construtoras para regularizar a situação.

A MRV Engenharia teve um dos projetos suspensos. "Ficamos oito meses sem fazer lançamentos por causa da paralisação nas aprovações", afirma Marcelo Queiroz, gestor-executivo de vendas da regional Campinas.

A empresa assinou um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) e se comprometeu em investir R$ 30 milhões na região do empreendimento. As obras foram retomadas.

Para Queiroz, os lançamentos só começarão a ser liberados novamente em 2013.

O prefeito Pedro Serafim (PDT) diz que um grupo foi criado para agilizar os processos em áreas de grande porte, como condomínios, mas não dá um prazo para a regularização. (MS)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.