Índice geral Especial
Especial
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Megametrópole

Limite a obras deve frear expansão do setor na cidade

Edificações podem ter no máximo 15 andares desde mudança na legislação municipal, feita em 2010

Restrições colocam cidades vizinhas, como Taubaté, no radar de construtoras, dizem especialistas

DO ENVIADO A SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

O grande entrave à expansão do mercado imobiliário de São José dos Campos, afirmam especialistas, é o limite imposto ao tamanho dos prédios pela lei de zoneamento aprovada em 2010.

As novas edificações podem ter, no máximo, 15 andares. Para construtoras e imobiliárias, as restrições dificultaram a aprovação de projetos, o que diminuiu o ritmo de lançamentos e pode levar à falta de oferta de novas unidades já em 2014.

De acordo com levantamento feito para a Folha pela Geoimóvel, de janeiro a maio de 2011 foram lançadas 1.108 unidades em São José. No mesmo período deste ano, foram 256. Apesar de o segundo semestre, em geral, ser o mais aquecido em lançamentos, a queda é expressiva: 77%.

Para a prefeitura, o controle do gabarito nas áreas consolidadas passou a ser necessário para melhorar funcionalidade do município.

Mesmo mantendo a perspectiva de investimento em São José, incorporadoras como a Helbor, com quatro empreendimentos residenciais lançados na cidade desde 2006, começam a olhar os mercados vizinhos.

Em maio, a empresa entregou seu primeiro empreendimento em Taubaté. "E outros terrenos já foram adquiridos", diz Marcelo Bonanata, diretor de vendas. (LR)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.