Índice geral Especial
Especial
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

PT mantém domínio na Grande São Paulo

Entre as 19 cidades com mais de 100 mil eleitores, partido venceu em quatro e foi ao segundo turno em mais quatro

Em Osasco, candidato que substituiu João Paulo Cunha vence a eleição, mas adversário espera decisão judicial

JOSÉ BENEDITO DA SILVA
EDITOR-ADJUNTO DE “COTIDIANO”

O PT manteve o domínio nos grandes municípios da região metropolitana de São Paulo, consolidando o chamado "cinturão vermelho" em torno da capital.

Entre as 19 cidades com mais de 100 mil eleitores (sem contar São Paulo), o partido garantiu a prefeitura ontem em quatro e foi ao segundo turno em outras quatro.

A legenda venceu também em Osasco, com Jorge Lapas, substituto do deputado federal João Paulo Cunha, que renunciou à candidatura após condenação no mensalão.

A eleição, porém, será decidida pela Justiça, já que o principal adversário de Lapas, Celso Giglio (PTB), recorre da sua exclusão da disputa por causa da Lei da Ficha Limpa (leia texto abaixo).

A principal vitória petista foi a reeleição de Luiz Marinho em São Bernardo do Campo, o terceiro maior colégio eleitoral da Grande São Paulo. No ABC, berço do partido, o PT ainda disputará o segundo turno em Santo André, Diadema e Mauá.

O partido também levou em primeiro turno as prefeituras de Carapicuíba e Embu das Artes. Em Itapevi, manteve a prefeitura, mas a dobradinha PT-PV agora se inverteu -o vice-prefeito Jaci Tadeu (PV) encabeçou a chapa com um petista de vice.

Em Guarulhos, segundo maior colégio eleitoral da região, o prefeito Sebastião Almeida quase conseguiu a reeleição no primeiro turno.

Ficou com 49,6% dos votos válidos e terá que tentar a reeleição contra o deputado federal Carlos Roberto (PSDB), a quem venceu em 2008.

Se tudo der certo para o PT no imbróglio em Osasco e nas disputas do segundo turno, o partido terá nove prefeitos nas 19 principais cidades.

O número representaria um pequeno recuo em relação ao cenário atual, já que o partido tem dez prefeituras.

Perdeu Suzano para o PSDB e Francisco Morato para o PV (302 mil eleitores somados), mas disputa Santo André, quarto maior colégio eleitoral (554 mil eleitores).

TUCANOS

Em número de cidades, quem avançou foi o PSDB, que tinha uma prefeitura e conquistou quatro. Somadas, no entanto, elas abrigam quase o mesmo total de eleitores de São Bernardo do Campo.

A maior votação percentual entre os vitoriosos no primeiro turno foi a do prefeito de Mogi das Cruzes, Marco Bertaiolli (PSD), que triunfou com 81% dos votos válidos.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.