Índice geral Especial
Especial
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Tocantins

Colombiano naturalizado brasileiro é eleito em Palmas

COLABORAÇÃO PARA FOLHA - O colombiano naturalizado brasileiro Carlos Amastha (PP) foi eleito prefeito de Palmas (TO) com 50% dos votos. A capital do Tocantins não tem segundo turno por ter menos de 200 mil eleitores.

Estreante na política e sem padrinhos, o colombiano venceu Marcelo Lelis (PV), que obteve 43%. Lelis era apoiado pelo governador Siqueira Campos (PSDB). A deputada estadual Luana Ribeiro (PR), apoiada pela presidente Dilma Rousseff (PT), obteve 5%.

Amastha comemorou a vitória em cima de um trio elétrico na periferia de Palmas e disse que vai dar prioridade para os partidos da base aliada da presidente Dilma ao negociar alianças para a gestão.

"Mesmo que alguns partidos da base da presidente não tenham nos apoiado, meu governo vai ser formado pelos partidos da Dilma", afirmou.

O prefeito eleito também disse não tem intenção de se fazer oposição ao governo estadual. "Vou procurar o governador Siqueira Campos para conversar. Acredito que ele não vai se opor a quem quer trabalhar pela cidade."

Quarto na lista dos candidatos a prefeito mais ricos do Brasil, Amastha tem um patrimônio avaliado em R$ 18 milhões e dirige um grupo que atua na incorporação de shoppings. Em Palmas, o colombiano é dono do Capim Dourado Shopping, o maior do Tocantins.

Com 1% de intenção de voto nas primeiras pesquisas, o colombiano era considerado uma zebra nas eleições de Palmas.

Antes de o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) divulgar o resultado da apuração, Amastha já falava como vencedor e disse que hoje iria procurar o atual prefeito para participar da formulação do Orçamento para fazer uma "transição benéfica".

(CECÍLIA SANTOS)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.