Índice geral Especial
Especial
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Migração começa a chegar à Granja Viana

Região, que concentra condomínios residenciais, recebeu 165 novas salas neste ano

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Com um mercado de imóveis comerciais ainda incipiente, Cotia (31 km de São Paulo) recebeu 165 novas unidades de janeiro a agosto, segundo levantamento da Geoimovel, empresa de pesquisas imobiliárias para a Folha.

Foi a primeira vez desde 2007 que a cidade registrou lançamentos de salas comerciais nos primeiros oito meses do ano.

Os investimentos recentes concentram-se na Granja Viana, área predominantemente residencial que abriga diversos condomínios de médio e alto padrão.

Atenta à falta de opções de espaços para profissionais liberais e empresários que moram nos condomínios se instalarem, a incorporadora TPA foi uma das que decidiram investir ali. O lançamento deste ano é o segundo da empresa na região desde 2009.

"Por não encontrar escritórios de bom padrão, muitos moradores pegavam a estrada todos os dias para trabalhar em São Paulo. Foi o que nos motivou a investir ali", afirma Mauro Teixeira, diretor da empresa.

EIXO COMERCIAL

Segundo Teixeira, além do público que mora nos condomínios, os empreendimentos na Granja Viana atendem a um bom número de empresas com negócios no interior do Estado, atraídas pela facilidade de acesso à rodovia Raposo Tavares e ao Rodoanel, mas que precisam estar próximas de São Paulo.

"Um eixo comercial está se formando em torno do shopping Granja Viana. Ainda há muita demanda, não apenas de salas comerciais como de centros de convenções e até de hotéis", completa.

Para o empresário, o atual desenvolvimento da região remete, em menor escala, ao que aconteceu em Alphaville há alguns anos.

Puxado pelos lançamentos comerciais de Alphaville, o município de Barueri está entre os que mais lançaram salas comerciais na Grande São Paulo nos últimos sete anos, segundo a Geoimovel.

As semelhanças, no entanto, devem ser observadas com ressalvas, aponta Teixeira.

"Houve um excesso de lançamentos em Alphaville, o que contribuiu para complicar o trânsito."

Maurício Linn Bianchi, vice-presidente imobiliário do SindusCon-SP (sindicato da construção) é outro que enxerga paralelo no atual desenvolvimento da Granja Viana com o de Alphaville.

E que também aponta o trânsito como um provável gargalo para o desenvolvimento de um novo corredor comercial na região. "Esses investimentos precisam ser acompanhados de melhorias no transporte público."

(LR)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.