Índice geral Especial
Especial
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

PT cresce em áreas onde perdeu em 2008

Haddad amplia margem na periferia e vira sobre Serra em oito distritos em que tucano havia vencido no 1º turno

Petista bate tucano em 35 das 58 zonas eleitorais e volta a vencer no centro expandido após 12 anos

DE SÃO PAULO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Fernando Haddad (PT) virou o jogo sobre o adversário José Serra (PSDB) em oito zonas eleitorais em que o tucano havia vencido no primeiro turno e avançou sobre 18 distritos em que o prefeito Gilberto Kassab (PSD) superou a petista Marta Suplicy na eleição de 2008.

No total, Haddad teve 56% contra 44% de Serra. No primeiro turno, o petista havia perdido por 29% a 31%.

O resultado de ontem consolida a histórica votação expressiva do partido na periferia e marca a volta do PT ao centro expandido após 12 anos com uma vitória na Santa Ifigênia. Lá, Haddad venceu Serra por 51% a 49%. No primeiro turno, o tucano havia vencido por 36% a 27%.

Conquista semelhante ocorreu no Rio Pequeno (zona oeste), onde o PT também não vencia desde 2000. Serra venceu no primeiro turno, com 31%, mas ontem o petista faturou por 54% a 46%.

A maior expansão vermelha ocorreu na zona leste, onde Haddad venceu em dez zonas em que Marta havia perdido há quatro anos. Em São Miguel, por exemplo, o futuro prefeito bateu Serra por 67% a 33%, enquanto que, em 2008, Kassab havia superado a petista por 58% a 42%.

Ao todo, Haddad venceu Serra em 35 das 58 zonas eleitorais da cidade. O caso mais emblemático foi na Capela do Socorro (zona sul), tradicional reduto vermelho, em que Marta havia perdido em 2008. Ontem, o distrito deu 61% dos seus votos a Haddad.

O petista foi o principal herdeiro dos 36% dos votos dados a Celso Russomanno (PRB) e Gabriel Chalita (PMDB), respectivamente terceiro e quarto no primeiro turno. O peemedebista apoiou Haddad no segundo e Russomanno, que liderou até a última semana, ficou neutro.

Isso fez com que Haddad ampliasse sua margem onde já havia ganho do rival. Em Itaim Paulista (zona leste), por exemplo, onde Haddad havia vencido com 38%, Serra somou 15% e Russomanno teve seu melhor desempenho (30%), o petista bateu ontem tucano por 74% a 26%.

Foi a herança desses votos que ajudou Haddad a reverter a expansão da mancha azul para os extremos da cidade observada desde a vitória de Serra, em 2004. Na zona norte, por exemplo, o PT retomou Pirituba por 53% a 47%.

(PAULO GAMA E FABIO LEITE)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.