Índice geral Especial
Especial
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Os discursos das derrotas

2002

O DISCURSO
"Hoje, as urnas falaram. A voz soberana dos eleitores decidiu que, nos próximos quatro anos, o Brasil deverá ser governado pelo meu adversário neste segundo turno. Ao vencedor desejo boa sorte na condução dos destinos do nosso Brasil e boa sorte no cumprimento das promessas e compromissos de campanha que ele assumiu"

O QUE ACONTECEU
O tucano passou quase um ano em silêncio. até assumir a presidência nacional do PSDB em novembro de 2003, com duras críticas ao governo Lula. Na época dizia que não queria disputar a Prefeitura de São Paulo contra Marta Suplicy (PT), mas acabou lançando sua candidatura em maio de 2004 e venceu a petista no segundo turno

2010

O DISCURSO
"Para os que nos imaginam derrotados, eu quero dizer: nós apenas estamos começando uma luta de verdade. Nós vamos dar a nossa contribuição ao país, em defesa da pátria, da liberdade, da democracia, do direito que todos têm de falar e de serem ouvidos. Por isso a minha mensagem de despedida nesse momento não é um adeus, mas um até logo. A luta continua. Viva o Brasil"

O QUE ACONTECEU
Após a eleição, Serra passou por um período de ostracismo. Eleito para sucedê-lo no governo, Geraldo Alckmin escanteou projetos de sua gestão e não abriu espaço para suas indicações. No ano seguinte, assistiu à criação do PSD. Tentou posicionar-se para concorrer novamente à Presidência em 2014, mas foi convencido pelo partido a encarar a disputa pela Prefeitura de São Paulo

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.