Índice geral Especial
Especial
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Lula vence só em metade das suas apostas

Entre as 17 cidades em que ex-presidente participou de comício, foram oito vitórias de aliados e nove derrotas

Mais arriscada jogada do petista, SP, porém, vale mais politicamente que a soma das outras prefeituras perdidas

DO COORDENADOR DA AGÊNCIA FOLHA

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva subiu em palanques, participou de carreatas e fez comícios em 17 cidades nos primeiro e segundo turnos. Abertas as urnas, acumula um saldo de oito vitórias e nove derrotas.

Na matemática fria, o balanço lulista é de empate. Na prática, porém, a vitória em São Paulo tem maior peso político que a soma das outras prefeituras.

Lula fez sua mais arriscada jogada política na capital paulista. Escolheu um candidato sem experiência em eleições, um "poste", como ele mesmo admitiu na reta final da disputa, e que trocava Itaim Paulista (periferia) por Itaim Bibi (bairro nobre).

Em 2010, a mesma estratégia já havia dado certo. A então ministra Dilma Rousseff, que confundia Roraima com Rondônia e Mato Grosso do Sul com Mato Grosso, foi escalada por Lula, disputou a eleição e foi eleita mesmo sem experiência nas urnas.

O efeito dessas duas sacadas vitoriosas estará na definição do candidato do PT ao governo paulista, em 2014.

É provável que o PT nem fale sobre prévias e apenas espere a indicação de Lula.

A ministra Marta Suplicy (PT), possível candidata ao governo paulista, deixou isso claro ontem: "O Lula tem a maior intuição, o maior tirocínio político que este país viu em muito tempo".

Liberado após um duro tratamento contra um câncer na laringe, Lula arregaçou as mangas e subiu em palanques para ajudar seus aliados, mas também usou essas viagens para fazer campanha contra antigos adversários dos tempos de Palácio do Planalto.

Foi assim em Manaus, quando admitiu no palanque de Vanessa Grazziotin (AM) que estava lá para derrotar o tucano Arthur Virgílio, senador de oposição e seu desafeto nos tempos de Presidência.

Assim como na capital amazonense, Lula perdeu dessa forma também em Salvador, para ACM Neto (DEM), um dos deputados federais que lideraram a oposição ao governo Lula no Congresso.

Outra derrota importante ocorreu em Belo Horizonte.

Com o apoio de Aécio Neves (PSDB), o candidato do PSB, Marcio Lacerda, bateu Patrus Ananias (PT) ainda no primeiro turno da disputa.

Nessas viagens pelo país, Lula também criou rusgas.

Uma delas em Fortaleza, ao subir no palanque do PT numa disputa tensa contra o PSB, do governador Cid Gomes e de seu irmão Ciro. "O Lula foi muito incorreto comigo, pessoalmente", disse Ciro, ex-ministro de Lula.

Se entrou de cabeça em algumas disputas, Lula pulou fora de outras. Foi assim, por exemplo, em Recife, Teresina e São Luís. Perdeu nas três.

Para comemorar, além do triunfo em São Paulo, a ida para o segundo turno em Campinas, com Marcio Pochmann, e conquistas na Grande São Paulo (São Bernardo, Mauá, Santo André, Osasco e Guarulhos).

-

ALÔ? Lula exaltava as qualidades de Haddad e dizia que ele era o melhor na disputa em uma das gravações disparadas a 500 mil eleitores pelo comitê do candidato

"FEITO O LULA" Foi a frase usada por um auxiliar para definir Dilma, que, diferentemente da candidata de 2010, dançou, cantou jingles e jogou flores nos comícios

CEARÁ O ex-ministro Ciro Gomes afirmou que o ex-presidente Lula foi "muito incorreto" com ele por causa do tratamento que deu à disputa eleitoral em Fortaleza

(EDUARDO SCOLESE)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.