Índice geral Especial
Especial
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Com revés petista, PSB dos irmãos Gomes ganha peso em Fortaleza

Vitória de Cid e Ciro Gomes põe fim à aliança de oito anos que tinham com o partido na capital

Roberto Claudio bate Elmano, apoiado por Lula e atual prefeita; para Ciro, ex-presidente foi "incorreto"

PAULO PEIXOTO
ENVIADO ESPECIAL A FORTALEZA
BRUNO CABRAL
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, EM FORTALEZA

O candidato do PSB à Prefeitura de Fortaleza, Roberto Claudio, 37, venceu o petista Elmano de Freitas numa disputada eleição. Ele obteve 53% dos votos válidos, ante 47% do candidato do PT.

A vitória de Claudio foi também dos irmãos Gomes -o governador Cid e seu irmão Ciro, ambos do PSB-, que bancaram a candidatura do socialista e puseram fim à aliança de oito anos que tinham com o PT na capital.

Com o resultado, perde também a prefeita Luizianne Lins (PT), que, alegando que os irmãos Gomes queriam interferir no PT para lançar um candidato, bancou Elmano.

O PSB de Cid e Ciro, que dão as cartas na política do Ceará, fica mais forte, enquanto o PT terá de rever seu papel na política local, já que integra o governo do Estado.

Para o governador, essa disputa não deve ter implicações na relação com o PT. A sua restrição é com o grupo de Luizianne Lins. "Se depender de mim, não vai acontecer nada (...). O PT tem várias tendências", disse Cid.

O principal líder do grupo petista com o qual Cid diz ter melhor identificação, o deputado federal José Guimarães, não considera a equação simples, já que foi uma disputa com farpas entre a prefeita e Cid e reclamações de Ciro contra o ex-presidente Lula.

"Não resta dúvida de que a fratura [entre PT e PSDB] foi grande", disse Guimarães. Ele acrescentou que o interesse do PT deveria ser preservado. "[Eles, do PSB] se uniram com base no preconceito e em posição anti-PT e anti-Lula."

No segundo turno, nenhum dos principais aliados nacionais do PT (PMDB, PC do B e PDT) apoiou o candidato do PT, que teve Lula como importante cabo eleitoral.

A presença do ex-presidente na campanha de Elmano foi atacada por Ciro. O ex-ministro de Lula preservou, porém, Dilma Rousseff. "A Dilma foi corretíssima conosco. Não veio, não gravou. Ao contrário do Lula. O Lula foi muito incorreto comigo, pessoalmente", disse Ciro ontem.

Em entrevista após o final da apuração, sem a presença de Luizianne, Elmano atribuiu a derrota a supostos crimes eleitorais praticados pela campanha rival. Disse que irá "brigar na Justiça". "Ainda vamos questionar muita coisa. Temos a obrigação legal e jurídica de mostrar ao povo do Ceará o que é que eles fizeram -a oligarquia de Sobral- para ganhar a eleição de Fortaleza."

Ao votar, Luizianne, apesar de dizer que as siglas têm de conversar, disse que os irmãos Gomes "estão numa posição clara de enfrentamento ao PT". "Está havendo um movimento nacional do PSB de oposição ao PT. Não está acontecendo só aqui."

Já Roberto Claudio adotou um tom conciliador. "Não tenho problema com ninguém do PT e muito menos com o partido, que é nosso aliado em nível nacional. Certamente, vamos buscar o diálogo e trocar ideias."

-

PIAUÍ Enquanto os candidatos de PSDB e PDT à Prefeitura de Teresina trocavam acusações, a população sofria com a falta de água, que assola a cidade desde o sábado passado

8
foi o número de mulheres que disputaram o segundo turno; no primeiro, foram eleitas 672 prefeitas

MINAS GERAIS O Estado concentrou o maior número de ocorrências de crime eleitoral, com 137 registros; no país, foram feitas 474 ocorrências e 118 pessoas foram presas

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.