Índice geral Especial
Especial
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Partido vence onde rompeu com ex-aliado

DO ENVIADO A FORTALEZA

O saldo das disputas entre o PT e o PSB nas maiores cidades do país neste segundo turno, como Fortaleza, foi favorável aos socialistas. O PSB também venceu os petistas em Campinas e Cuiabá.

Mas foi nas capitais conflituosas, onde as duas legendas romperam alianças de muitos anos, que o PT amargou as maiores perdas: além de Fortaleza, Recife e Belo Horizonte -estas duas ainda no primeiro turno.

Nessas três cidades, além de Campinas, houve empenho direto do ex-presidente Lula, em comícios ou em programas de rádio e TV. A presidente Dilma Rousseff também subiu nos palanques em Campinas e Belo Horizonte.

O PSB sai da eleição com mais capilaridade e com Eduardo Campos, presidente nacional da sigla e governador de Pernambuco, mais forte para reivindicar mais do PT na aliança nacional.

Presidenciável do partido, Campos diz estar comprometido com a reeleição de Dilma em 2014, mas seu discurso suscita dúvidas entre os petistas.

Ele também flerta com o senador Aécio Neves (MG), o potencial candidato a presidente pelo PSDB, que correu 23 Estados nas eleições deste ano. Aécio diz ter pedido mais votos para o PSB do que para o PSDB.

Na região metropolitana de Belo Horizonte, Aécio teve uma importante vitória na capital, em aliança com o PSB, e venceu em Betim. Em Contagem, deu apoio ao PC do B, que derrotou ontem o PT.

(PP)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.